A Light, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), lança hoje (7/4) edital e as inscrições para o projeto “Fazedores do Bem”. A iniciativa vai reconhecer e premiar 100 ações desenvolvidas por voluntários, coletivos e organizações de base comunitária em comunidades dos municípios de São João de Meriti e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O objetivo é selecionar a apoiar ações que contribuam para que suas comunidades sejam lugares melhores de viver, com a realização de processo formativo para fortalecer as capacidades de gestão, além do acesso a múltiplos conteúdos para qualificar as ações e fortalecer as habilidades institucionais. As iniciativas campeãs receberão o selo “Fazedores do Bem Light” em um evento especial marcado como Dia da Cidadania e contarão com um prêmio no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
As inscrições para o projeto vão de 07/04/2025 até 05/05/2025 e serão feitas de forma on-line através da Plataforma Compartir, no site compartir.org.br. Nesse mesmo endereço eletrônico estará disponível o edital completo com o cronograma, mais detalhes das formações e do repasse do valor. Podem se inscrever pessoas engajadas, organizações sem fins lucrativos, coletivos e movimentos sociais.
A participação da Light nesta edição do Fazedores do Bem faz parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento social do Rio de Janeiro. Flavia Siqueira, que é coordenadora de relacionamento comunitário da companhia, destaca a importância dessas realizações. “A Light sempre investiu e vai investir cada vez mais no Estado, principalmente quando falamos de ações e projetos sociais, culturais e esportivos. A proposta é contribuir ainda mais com o fortalecimento da Baixada Fluminense. Apoiaremos ideias criativas, fáceis de fazer acontecer, que mobilizem, integrem comunidades e pessoas, tenham caráter público e promovam o bem”, destacou Flavia.
Conheça o Fazedores do Bem
Chegando a sua 8ª edição, o programa já contemplou 500 iniciativas nos estados do Rio de Janeiro e Ceará que vem reconhecendo e premiando iniciativas comunitárias desenvolvidas por voluntários, coletivos e organizações de base comunitária em comunidades marcadas vulnerabilidade social.
As organizações de base comunitária e coletivos locais no geral, com recursos limitados, conseguem mobilizar esforços locais e atingir os grupos mais vulnerabilizados da sociedade a partir do vínculo com os territórios e do reconhecimento junto às comunidades onde moram. Esse envolvimento permite um olhar singular sobre desigualdades e violações de direitos possibilitando a essas pessoas encontrar, no cotidiano, diferentes formas para lidar com esses desafios e para perceber e identificar potencialidades locais.