Leão da Receita Federal começa a rugir nesta segunda-feira ( 01/03); contador Jorge Miguel tem dicas importantes para os contribuintes

fevereiro 27, 2021 /

 

A partir do dia 01/03, segunda-feira,  começa a contagem regressiva para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física ( IRPF) 2021. No último ano,  devido à  pandemia,  houve uma prorrogação forçada.Neste ano, o prazo se encerra no dia 30/04. Como em todos os anos, temos novidades. Os mais incautos devem ficar atentos para não caírem na malha fina da Receita Federal, orienta o contador Jorge Miguel ( Contato: jorge@jorgemiguel.cnt.br ) ,um dos mais conceituados técnicos da área contábil,  Delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Nova Iguaçu e demais municípios da Baixada Fluminense.

A pedido do Nova Iguassu Online, Jorge Miguel deixa aqui algumas dicas para os contribuintes:

Jorge Miguel  ( foto) tem ótimas dicas para quem tem dúvidas sobre o imposto de renda

 

        Precisa declarar o IR, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ 28.559,70.

        A principal mudança em relação ao ano passado será a exigência de declaração das pessoas que receberam o auxílio emergencial para enfrentar a pandemia de Covid-19. Mas só precisa declarar o auxílio quem recebeu outros rendimentos tributáveis que somem mais de R$ 22.847,76 e aqui vai uma dica!  Hoje com a informatização fica fácil do fisco cruzar às informações e saber se o contribuinte está tentando omitir algum rendimento, podendo receber uma multa pesada que pode chegar a 150% do valor sonegado.

          De suma importância para aqueles que tiverem a elaboração da sua declaração pela forma completa, não precisa de se preocupar pois o sistema checa a melhor forma de tributação a outra é a simplificada, do contribuinte poder destinar de até 6% do imposto devido  ou da restituição, para projetos sociais principalmente dos municípios, aqui vai uma dica valiosa para quem tem restituição, pois quando receber irá vir no mínimo com 1% de atualização, mais que qualquer investimento hoje no mercado financeiro, fica a dica!

          O seu imposto de renda é coisa séria, procure um profissional de contabilidade habilitado para fazer sua declaração!

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.