Expectativa é que ambos os filmes cheguem em breve a 4 milhões de ingressos vendidos, marca alcançada apenas por 12 produções nacionais desde 2002
“Ainda Estou Aqui”, primeiro brasileiro indicado a melhor filme no Oscar, e “O Auto da Compadecida 2” superaram, juntos, a marca de 7 milhões de espectadores, segundo dados inéditos da Comscore.
O longa de Walter Salles, que vai concorrer em duas categorias na principal premiação do cinema mundial, foi assistido até agora por 3,62 milhões nos cinemas do país – o filme também entrou em cartaz recentemente na Europa e nos Estados Unidos, com sessões esgotadas antes de estrear.
Já a sequência protagonizada por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, nos papéis de João Grilo e Chicó, vendeu até hoje 3,47 milhões de ingressos no Brasil.
A exemplo do que ocorreu após o Globo de Ouro, a tendência é que “Ainda Estou Aqui” atraia ainda mais público nos próximos dias. Se o ritmo de ambos os filmes se mantiver, é possível que alcancem em breve 4 milhões de espectadores.
- Após Globo de Ouro: Fernanda Torres foi citada sete vezes mais que Lula e 13 vezes mais que Bolsonaro nas redes
- ‘Ainda Estou Aqui’ turbina conversas sobre cultura nas redes
Para se ter uma ideia, em toda a série histórica iniciada em 2002, apenas 12 produções nacionais atingiram essa marca.
São resultados que evidenciam o bom momento do cinema nacional. No último fim de semana, três produções brasileiras figuraram no top 5 de bilheteria no país.
De acordo com dados da Ancine, em janeiro, quase um terço de todos os ingressos vendidos nos cinemas foram para filmes nacionais. No ano passado, a fatia de mercado foi de pouco mais de 10%, enquanto em 2023 foi de 3,3%.
*Com informações de Rodrigo Castro, Repórter do blog de Lauro Jardim em O GLOBO.