Junho é o mês das homenagens e celebrações da comunidade LGBTQIA+ em todo mundo

Durante a década de 1970, o movimento LGBTQIA+ começou no Brasil de forma mais organizada e ganhou as ruas em 1997, com a Parada do Orgulho de São Paulo, na época chamada de 'parada gay'. Ela é considerada a maior do mundo pelo Livro de Recordes do Guinness.

Em junho, são realizados eventos em todo o mundo para homenagear e celebrar a comunidade LGBTQIA+, sua história, suas conquistas e sua luta contínua pela igualdade. Neste mês, desfiles vibrantes tomam as ruas e edifícios são iluminados com as cores do arco-íris em muitas cidades para celebrar a liberdade para todos.

Junho é o Mês do Orgulho, que comemora a Revolta de Stonewall. Este evento foi uma série de protestos LGBTQIA+ que ocorreram em 28 de junho de 1969 em resposta a uma batida policial em um bar chamado Stonewall Inn na cidade de Nova York, EUA.

Esse dia histórico inicia a luta contra a opressão baseada na orientação sexual e na identidade de gênero, além de celebrar o Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais e Assexuais, letras representadas na sigla LGBTQIA+. Durante a década de 1970, o movimento LGBTQIA+ começou no Brasil de forma mais organizada e ganhou as ruas em 1997, com a Parada do Orgulho de São Paulo, na época chamada de ‘parada gay’. Ela é considerada a maior do mundo pelo Livro de Recordes do Guinness.

Paradas gay serão realizadas em junho em Nova Iguaçu ( Via Light) e no Rio de Janeiro ( Copacabana).

*com informações do Google/ Microsoft Bing

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também