Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

janeiro 20, 2021 /

Joe Biden e Kamala Harris tomam posse nesta quarta-feira (20) nos Estados Unidos. A cerimônia de posse do presidente e sua vice acontece sem multidão nem festa, devido à pandemia de covid-19, que já matou 401.777 pessoas no país.

Donald Trump não participou da celebração, rompendo uma tradição de 150 anos. Ele deixou a Casa Branca acompanhado da primeira-dama, Melania, na manhã de hoje.

“A democracia, mais uma vez, prevaleceu”, afirmou Biden em seu 1º discurso como presidente dos Estados Unidos.

E continuou: “Nós vamos seguir adiante porque temos muito a fazer nesses tempos de perigo. Há muito a ser construído e temos muito a ganhar”.

Joe Biden, 78 anos, é o presidente mais velho da história da nação. Com uma cerimônia reduzida por conta da pandemia do novo coronavírus e preocupações com a segurança após a invasão do Capitólio, no dia 6 de janeiro por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

Durante seu discurso de posse, o Democrata fez questão de lembrar o episódio: “Neste mesmo chão, onde há poucos dias, a violência tentou abalar a fundação desta capital, nós nos juntamos como uma única nação, para conduzir uma transferência de poder pacífica, como nos últimos 200 anos”.

Republicanos do alto escalão do partido, incluindo o ex-vice-presidente Mike Pence, participaram da posse, junto dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.

Aloma Carvalho