
JAPERI TEM MAIS DE 36 MIL DOSES PARA O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA
janeiro 26, 2018 /
A Prefeitura de Japeri montou um mega esquema para atender neste sábado (27) ao Dia D de vacinação contra a febre amarela. Além das unidades de saúde, estarão sendo disponibilizados outros três pontos de atendimento para facilitar o acesso dos moradores, entre 8h e 17h.
Até agora a Secretaria Municipal de Saúde já vacinou cerca de 30 mil pessoas. Nesta quinta-feira (25), Japeri recebeu do governo do Estado mais 36.600 doses da vacina fracionada contra febre amarela.
“A nossa meta é atingir a população durante toda a campanha, até o mês de fevereiro. Para isso, vamos atuar também em regiões de mata em busca de pessoas que ainda não procuraram os nossos postos de saúde. Vamos atender todo mundo, sem limite e nem senha”, anunciou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Josélio Abreu Rosa.
As doses fracionadas serão disponibilizadas para pessoas entre 2 anos e 59 anos e mulheres que estejam amamentando crianças de 6 meses, desde que suspendam a amamentação por um período de 10 dias, após a vacinação, e idosos acima de 60 anos, com apresentação de atestado de avaliação médica.
A dose plena, mesmo nos municípios com fracionamento, será aplicada em crianças de 9 meses a 2 anos, gestantes, viajantes internacionais com o comprovante da viagem; e pessoas com HIV/AIDS, com orientação médica.
A vacina contra a febre amarela é contraindicada em pessoas alérgicas a ovo, pacientes em uso de altas doses de corticoide, doenças reumatológicas, tratamento com quimioterapia e radioterapia, pacientes transplantados, se estiver fazendo uso de medicação imunossupressora; pacientes de HIV/AIDS com carga viral menor que 200, crianças menores de 6 meses de idade, doenças infecciosas e febre.
AVALIAÇÃO MÉDICA NA UMEP
Segundo o secretário municipal de Saúde, Charles Gonçalves, os profissionais envolvidos na campanha de vacinação vão atender também na Academia da Saúde, no bairro Areal, na Praça de Rio D’Ouro e na Igreja Assembleia de Deus do bairro São Sebastião.
Nesta sexta-feira (26) a Secretaria de Saúde disponibilizou dois médicos para avaliar e orientar as pessoas que procuraram a vacina na Unidade Médica de Engenheiro Pedreira (UMEP), sobretudo os idosos. “A maioria se queixa de hipertensão, diabetes, nada que os impeça de tomar a vacina”, explicou um dos clínicos.
A dona de casa Helena da Costa, de 71 anos, que chegou na UMEP em cadeira de roda, foi orientada pelo médico a adiar a vacinação, enquanto cuida de um problema nas pernas. “Tenho muitas varizes e dói muito. O médico pediu para eu procurar uma clínica”, contou.
Já o subsecretário de Assistência Social, Valnei Costa, também acompanhou o processo de vacinação de pessoas com algum tipo deficiência. “Estamos aqui dando total apoio, através do Programa de Saúde Especial, a essas pessoas que precisam ser tratadas com respeito e dignidade”, disse.
POSTOS DE VACINAÇÃO
Confira os endereços dos pontos de vacinação para o Dia D contra a Febre Amarela.
Igreja Assembleia de Deus – São Sebastião – Rua Moacir Ferreira s/nº, bairro São Sebastião.
Academia da Saúde – Estrada Vereador Francisco Costa Filho s/nº, bairro Areal.
Praça de Rio D´Ouro – Rua João Mário s/nº, Centro de Rio D’ Ouro.
Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP) – Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Mucajá.
Posto de Saúde Japeri Centro – Rua Dr. Arruda Negreiros, s/nº, bairro Centro de Japeri.
Unidade Básica de Saúde Alecrim – Rua Maria Alice, s/nº, bairro Alecrim.
Unidade Básica de Saúde Delamare – Avenida Javari, s/nº, bairro Jardim Delamare.
Unidade Básica de Saúde Vila Central – Rua Clair Antunes, s/nº, bairro Vila Central.
Unidade Básica de Saúde Guandu – Rua Eclípse, nº 22, bairro Guandu.
Unidade Básica de Saúde Nova Belém – Rua Tobias, s/nº, bairro Nova Belém.
Unidade Básica de Saúde Chacrinha – Rua João Salgado dos Santos, s/nº, bairro Chacrinha.
Unidade Básica de Saúde Santa Amélia – Rua Laura Cardoso, nº 61, bairro Santa Amélia.
Unidade Básica de Saúde Lagoa do Sapo – Rua Brasil, nº 923, bairro Lagoa do
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
