Japeri inaugura nova Policlínica neste sábado

setembro 27, 2019 /

A Prefeitura de Japeri inaugura neste sábado (28), às 10h, as obras de reforma da Policlínica Itália Franco.

Única unidade de pronto atendimento do município, a policlínica foi totalmente reestruturada para humanizar o atendimento médico e oferecer maior conforto, agilidade, respeito e dignidade à população, em casos de emergência e urgência.

Durante toda a semana, operários da construção civil, médicos, enfermeiros e pessoal de apoio realizavam os últimos retoques para deixar tudo pronto até sábado.

Prefeito Cezar Melo no setor de Raio-X

Executada com recursos próprios, as obras, iniciadas em setembro de 2018, mexeram com toda a estrutura do prédio de 1.696 metros quadrados de área construída, localizado no bairro Santa Inês, próximo à sede da Prefeitura.

“É um marco para a história da saúde do município e uma grande vitória do povo de Japeri, que sempre sonhou com uma unidade de referência no atendimento de emergência e urgência médica”, festejou o prefeito, lembrando que a reforma da Itália Franco “é um compromisso de campanha cumprido e um sonho que começa a ser realizado”.

Recepção totalmente reformada

A nova policlínica vai funcionar em quatro alas de atendimentos, incluindo um Centro Cirúrgico para intervenções de pequenas complexidades, totalmente climatizadas, sendo três delas para emergência e uma administrativa.

Todas as dependências da Itália Franco receberam novo telhado, piso em porcelanato, pintura, rede de proteção contra incêndio e substituição dos sistemas elétrico, hidráulico e sanitário, inclusive com banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

ENTRETENIMENTO PARA AS CRIANÇAS

A unidade médica ganhou amplas e modernas instalações, com painel eletrônico para atendimento dos pacientes na recepção e salas de espera e de classificação de risco. Esse setor vai avaliar e identificar pacientes que necessitem de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

O setor de espera pediátrico também ganhou um ambiente alegre e bem descontraído, com direito a mesinhas, cadeiras e televisão para entretenimento das crianças, enquanto aguardam a vez do atendimento.

Já o paciente com necessidade de tratamento especializado será encaminhado para outras unidades médicas de média e grande complexidade, através do Núcleo Interno de Regulação (NIR).

A policlínica dispõe ainda, na Ala 3, lado direito, de um Centro Cirúrgico para pequenas complexidades, Salas Amarelas para pacientes de menor grau de gravidade, sendo uma de pediatria com dois leitos e a outra com três leitos, além de posto de enfermagem, sala de isolamento com um leito e banheiro privativo. A de adulto tem 11 leitos.

As Salas Vermelhas, para pacientes de alto risco, ficam na Ala 3, lado esquerdo do prédio. A pediátrica tem três leitos e a de adulto, cinco, além de salas de esterilização e de enfermagem.

A Ala 2 comporta seis consultórios, postos de enfermagem, salas de Raio-X, coleta de sangue, sutura, aplicação de medicação, farmácia, vestiários e banheiros privativos para pacientes e funcionários, além do Serviço de Assistência Social.

A Ala 4, ocupada pela administração geral, é composta de salas de plantonistas, de manutenção, almoxarifado, arquivo, cozinha, refeitório, serviços gerais, armazenagem de roupa suja, higienização, vestiários e sala de morgue.

Aloma Carvalho