Japeri e Nilópolis decretam restrição de horário para funcionamento de bares e restaurantes

março 26, 2021 /

Assim como Nova Iguaçu, as Prefeituras de Japeri e Nilópolis atualizaram as medidas restritivas de combate à Covid-19 para o período entre o dia 26 de março e 4 de abril.

Em Japeri, está proibido a realização de eventos que promovam aglomerações em espaços públicos, como praças, parques e calçadões.

Também estão impedidos de funcionar neste período escolas públicas e privadas, cursos livres, casas de show e espetáculos, boates e arenas; casas de festas, espaços de recreação infantil e parques de diversão.

Entretanto, os órgãos e atividades que podem acontecer com as devidas restrições, estão:

– Feiras Livres
– Cultos religiosos (com 50% da lotação, distanciamento e medidas de prevenção)
– Atividades físicas e esportivas individuais, inclusive em academias (com distanciamento e sem torcida)
– Salões de cabeleireiro, barbearias, institutos de beleza, estética e congêneres (com 50% da lotação, atendimento individual, hora marcada e medidas de proteção – Bar, restaurantes, lanchonetes (das 6h às 20h, com 50% da lotação, distanciamento e medidas de prevenção, priorizando a entrega em domicílio)
– Comércio de eletroeletrônicos, móveis, óticas vestuário, aviamentos, malhas, tecidos e congêneres (o expediente deverá ser limitado a 6 horas diárias)
– Os comércios do ramo de alimentos, construção, farmácia, combustível, automotivos, saúde, veterinária e petshop podem funcionar observando todas as medidas de prevenção.

Já em Nilópolis, a partir desta sexta-feira (26), até o próximo dia 30, estão proibidos todos os tipos de eventos na cidade. Porém, os serviços comerciais, restaurantes e bares poderão funcionar de 10h às 17h.

O Parque Natural do Gericinó e outros espaços coletivos, como praças, só poderão permitir a realização de atividades individuais, com uso de máscara e respeitando o distanciamento social. Academias de ginástica terão que agendar o horário dos clientes, só poderão atender até 50% do público e as atividades coletivas estão proibidas. Além disso, não está permitido a permanência em vias públicas das 23h às 5h.

Dentre as atividades permitidos estão:

– Comércio de rua e serviços – 10h às 17h;
– Shoppings – 10h às 17h;
– Bares e restaurantes – 10h às 17h, além de 50% da lotação, com 1,5 metros de distância entre as mesas. Consumo de bebida alcóolica somente para clientes sentados em áreas internas ou externas.
– Atividades de saúde, como unidades de saúde, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, farmácias, academias, clínicas veterinárias e pet shops;
– Serviços de assistência social, de segurança pública; e serviços funerários;
– Supermercados, hortifrutigranjeiro; minimercados; mercearias; açougues; peixarias; padarias; lojas de panificados;
– Feiras livres que realizem a comercialização de produtos de gênero alimentício e que tem papel fundamental no abastecimento;
– Centrais de abastecimento atacadista e hortifrutigranjeiros;
– Unidades bancárias e lotéricas;
– Comércio de construção civil, incluindo ferragens, madeireiras, serralherias, pinturas;
– Estacionamento; postos de abastecimento de combustíveis e comércio de lubrificantes; assim como oficinas mecânicas, de lanternagem, pintura e afins;
– Lojas de conveniência e demais estabelecimentos congêneres que se destinam à venda de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência, postos de gasolina e bancas de revistas.
– Fica permitida a prática de atividades desportivas individuais ao ar livre;
– As academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares deverão observar as medidas estabelecidas no Decreto Estadual 47.540/24.03.2021;
-Os serviços de delivery, drive-thru e retirada serão até as 23h.
– Igrejas e Templos Religiosos de todos os Cultos e Denominações, poderão funcionar das 07 às 20 horas, devendo observar as medidas de distanciamento social com taxa de ocupação na proporção de 50%.

Vacinação

Em ambas as cidades a campanha de vacinação contra a Covid-19 segue sem alterações. Em Japeri, a imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, nas unidades abaixo:

– Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá, Engenheiro Pedreira)
– Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros s/nº- Centro de Japeri)
– USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 –Santa Amélia – Engenheiro Pedreira)
– USF Delamare (Rua Pinaré, s/nº – Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)
– Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal – Engenheiro Pedreira).

Em Nilópolis, A vacinação das pessoas contra a Covid-19 será mantida nos seis postos de saúde da cidade, inclusive neste sábado (27) e terá continuidade na próxima semana, de segunda a sexta-feira.

Aloma Carvalho