O candidato do União Brasil à Prefeitura de Belford Roxo, Marcio Canella continua liderando na preferência do eleitorado. É o que revela pesquisa de intenção de votos divulgada nesta sexta-feira (27), pelo Ipec. Canella, que em julho aparecia com 48% contra 26% conferidos a Matheus Carneiro, do Republicanos (pesquisa Quaest RJ-06992/2024), tem agora 52%, e se as eleições fossem hoje venceria no primeiro turno.
A pesquisa liberada hoje mostra Matheus Carneiro, sobrinho do atual prefeito e candidato do Republicanos com 27% das intenções de voto, seguido de Marquinho da Farmácia (MDB), 3%; Vinicius Cranio (PSOL), 2%, e Assis Freitas (PSB): 1%. Branco e nulo somam 9% e 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Segundo a pesquisa, 77% dos eleitores declararam que já têm sua escolha definida, enquanto 21% afirmam que ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição.
Intenção de voto espontânea
Quando questionados de forma espontânea — sem a apresentação dos nomes dos candidatos — Márcio Canella também lidera com 43% das menções, seguido por Matheus do Waguinho, com 23%. Os demais candidatos apresentam percentuais menores, enquanto 13% indicaram a intenção de votar em branco ou nulo, e 17% dos entrevistados preferiram não opinar.
Rejeição de candidatos
No quesito rejeição, Matheus do Waguinho é o candidato com maior índice, sendo rejeitado por 35% dos eleitores. Márcio Canella possui 20% de rejeição, enquanto Vinicius Cranio, Assis Freitas e Marquinho da Farmácia registram, respectivamente, 16%, 15% e 13% de rejeição.
Expectativa de vitória
Independentemente da intenção de voto, 56% dos eleitores acreditam que Márcio Canella será o próximo prefeito de Belford Roxo. Já Matheus do Waguinho é citado por 29% dos eleitores como possível vencedor, enquanto os outros candidatos não ultrapassam 1% de expectativa de vitória.
Avaliação da administração atual
A pesquisa também avaliou a atual gestão do prefeito Waguinho Carneiro. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados avaliam a administração como “ótima ou boa”, enquanto 32% a consideram “regular” e 28% classificam como “ruim ou péssima”. A aprovação do governo é praticamente dividida, com 45% de aprovação e 44% de desaprovação.
Problemas enfrentados pela população
Entre as principais preocupações dos moradores de Belford Roxo, a saúde lidera com 60%, seguida pela segurança pública (47%) e educação (37%). Outras áreas críticas apontadas foram a limpeza pública (24%), geração de empregos (17%) e rede de esgoto (17%).
A pesquisa foi contratada pela Rádio Tupi e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo RJ-06914/2024. O Ipec entrevistou 600 eleitores entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o levantamento tem nível de confiança de 95%.