Instituto CCR e CCR NovaDutra levam palco virtual do Teatro a Bordo para Nova Iguaçu

agosto 26, 2020 /

O projeto Teatro a Bordo, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, leva a itinerância nas ondas da internet, do rádio e da imaginação, para Nova Iguaçu (RJ). Em tempos de isolamento social devido à pandemia, os artistas da trupes do Teatro a Bordo tiveram que se reinventar. A itinerância teve que se adaptar e será executada parcialmente a distância por conta da pandemia da Covid-19 mesclando técnicas de radioteatro e ações educativas, resultando na criação de uma cena inédita por cidade, com o objetivo de resgatar histórias da cultura popular e levar arte e informação para o público infanto-juvenil, além de integrar artistas e educadores das cidades envolvidas. Na Dutra, a edição on-line já passou por Lorena (SP) e Itatiaia (RJ).

As oficinas

A ação educativa acontecerá a partir de oficinas de contação de histórias por videoconferências com disponibilização e acesso gratuitos. As cenas criadas a partir do material recolhido nas oficinas serão gravadas em formato de podcast, distribuídas por meio da internet e de espaços nas rádios locais.

A inscrição para a oficina de Nova Iguaçu poderá ser realizada a partir do dia 28, através do link www.caixoladehistorias.com.br. O tema será “Contadores de histórias itinerantes e Contadores de histórias residentes: características da performance em diferentes espaços e contextos”.

O cronograma será o seguinte: na sexta-feira (28) acontecerá a Oficina virtual de Contação por meio do aplicativo Zoom, onde as histórias serão recolhidas e na quarta-feira (2) o vídeo dos artistas locais com tradução em LIBRAS será publicado no canal do YouTube do Caixola. Os relatos da oficina serão transformados em um podcast publicado no Spotify e também no YouTube.

A realização do projeto na íntegra, com as apresentações do contêiner-palco em praça pública, acontecerá quando os eventos abertos forem autorizados e seguros, respeitando os protocolos sanitários vigentes. Vale ressaltar que todos os envolvidos na equipe do projeto trabalharão de forma remota, sem o encontro presencial. O Teatro a Bordo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, além do apoio das prefeituras locais.

Aloma Carvalho