As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta sexta-feira (24/01). O cadastro, que é gratuito, deve ser realizado exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até o dia 28 de janeiro.
A expectativa é que sejam ofertadas 334 mil bolsas nesta edição do primeiro semestre, incluindo integrais e parciais (50%). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro e a segunda chamada, no dia 28 de fevereiro, na página do programa.
Confira abaixo como funciona o programa, os critérios para participar e como se inscrever.
O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)?
Criado em 2004 pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como objetivo oferecer bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior. As bolsas são destinadas a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior e abrangem cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
- Bolsa integral (100%): Para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo.
- Bolsa parcial (50%): Para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 3 salários mínimos.
Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.
Quem pode participar?
Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
- ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Além disso, é necessário ter participado do Enem 2024 e/ou Enem 2023, com pontuação mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota maior que zero na redação. Inscrições de candidatos que participaram do Enem como treineiros não serão aceitas.
Como se inscrever no Prouni?
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (disponível no site oficial).
- Escolha até duas opções de curso, instituição e turno, em ordem de preferência.
Durante a inscrição, você poderá optar por concorrer às bolsas de ampla concorrência ou às destinadas a políticas afirmativas, como para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.
As inscrições podem ser alteradas até o prazo final, dia 28 de janeiro, sendo considerada válida apenas a última inscrição confirmada.
Como funciona o processo de seleção?
A classificação levará em conta a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade, deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas e priorizada a seguinte ordem:
- professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
- estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a sequência de opção que selecionou no momento da inscrição o limite de bolsas disponíveis e a ordem de classificação.
Chamadas e Lista de Espera
- Primeira chamada: 4 de fevereiro de 2025.
- Segunda chamada: 28 de fevereiro de 2025.
Os candidatos pré-selecionados deverão comparecer às instituições de ensino dentro do prazo estipulado para apresentar os documentos exigidos e comprovar as informações fornecidas na inscrição.
Após as chamadas regulares, quem não foi aprovado poderá manifestar interesse na lista de espera, nos dias 26 e 27 de março de 2025. O resultado da lista será divulgado no dia 1º de abril, também no Portal Único de Acesso.
Preciso fazer vestibular da instituição?
Não é necessário realizar vestibular para concorrer às bolsas do Prouni. Entretanto, algumas instituições podem adotar processos seletivos próprios para candidatos pré-selecionados. Nesse caso, elas devem informar formalmente os critérios no prazo de até 24 horas após a divulgação dos resultados, e a aplicação de taxas é proibida.
Com informações do Diário do Rio