O concurso World Press Photo elegeu como Fotografia do Ano a imagem de uma mulher palestina abraçada ao corpo da sobrinha morta por um ataque israelense, anunciou a organização nesta quinta-feira. O clique premiado é do fotógrafo Mohammed Salem, da agência Reuters.
De acordo com o concurso, a foto mostra o momento em que Inas Abu Maamar, de 36 anos, embala o corpo da pequena Saly, de 5, sua sobrinha. A menina e outros quatro membros da família morreram depois que um míssil de Israel atingiu a casa em que estavam, em Khan Younis, na Faixa de Gaza, em 17 de outubro de 2023.
Segundo o autor, a foto registra um “momento poderoso e triste que resume o sentido mais amplo do que estava acontecendo na Faixa de Gaza”. Mohammed Salem contou que tirou a fotografia dias após a sua mulher dar à luz. Ele disse ter encontrado Inas agachada no chão, abraçada à criança, no necrotério do Hospital Nasser. A mulher correu para a casa da família ao saber do bombardeio e, depois, seguiu para a unidade de saúde em busca de informações sobre o paradeiro dos parentes.
O concurso disse que o júri ficou “profundamente comovido” com a forma como a imagem evoca “uma reflexão emocional em cada espectador”. A foto, segundo a World Press Photo, oferece um “vislumbre metafórico e literal de uma perda inimaginável”.
“Situado num ambiente médico geograficamente distante, ressoa globalmente, instando-nos a confrontar a nossa dessensibilização às consequências do conflito humano”, diz a nota do concurso.
Veja, abaixo, a imagem completa:
Com informações do GLOBO