Igualdade racial é destaque na edição especial da Tarde de Autógrafos da Fenig

novembro 25, 2021 /

Escritor, juiz de paz e mestre,

Ozias Inocêncio estará autografando seu livro nesta sexta (26)

se dedica à questão do Direito e Igualdade Racial e é o destaque desta sexta-feira (26), às 14h, na Tarde de Autógrafos da Sala de Leitura Livros para Voar, no terceiro piso do TopShopping, em Nova Iguaçu. Ele vai autografar o livro “Diversidade Étnica – estudo sobre a população negra no ensino superior brasileiro”.

Essa é uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig.

Entre as muitas inspirações, Ozias destaca o coronel da Polícia Militar e doutor em Ciências Sociais, Jorge da Silva, que faleceu no ano passado e foi seu professor, um dos grandes nomes dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial; e Nilma Lino Gomes, que foi Secretária Nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial, e primeira mulher negra a assumir a reitoria de uma universidade federal no país.

Ozias Inocêncio cita no seu livro Diversidade Étnica, o bicampeão olímpico Ademar Ferreira da Silva. “É preciso dar sempre chance ao ser humano. Essa frase de Ademar Ferreira da Silva é uma das que mais me encanta. Destaco também personalidades negras contemporâneas como os intelectuais Abdias do Nascimento e Joel Rufino dos Santos, a desembargadora Ivone Caetano e o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa”, reforça Ozias.

A ação “Livros para Voar”, da Fenig, faz os livros circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. Os 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação para desfrutar da leitura estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura do TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Aloma Carvalho