
Alta do primeiro transplantado de fígado no Hospital da Criança, em Vila Valqueire.
Hospital da Criança realiza 24 mil cirurgias
março 15, 2018 /
Comemorando cinco anos este mês, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Vila Valqueire, já fez cerca de 24 mil procedimentos cirúrgicos, entre eles 117 transplantes. Além disso, a unidade já realizou mais de 100 mil consultas e 600 mil exames de laboratório. Além de cirurgias de alta complexidade e transplantes, a unidade também realiza atendimentos oncológico e ortopédico. O Hospital Estadual da Criança, que é referência no atendimento pediátrico para pacientes de 0 a 19 anos, realiza procedimentos de baixa, média e alta complexidades
– O HEC é uma de nossas unidades de referência e considerado um dos dez hospitais de excelência do país. Nesses cinco anos, muitas vidas foram salvas e muitas famílias voltaram a sorrir, a ter esperança e esse é o papel do serviço público de saúde – disse o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
Em 2015, o HEC se destacou por oferecer atendimento de alto padrão, recebendo a chancela do certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). No Estado do Rio, o Hospital Estadual da Criança é o único público certificado com ONA nível 03 de excelência e está entre os 10 que possuem a certificação no Brasil.
“Minha vontade é gritar para o mundo como estou feliz”, disse Maria da Penha Trajano da Silva, mãe da Maria Valentina Trajano Duarte, de 1 ano, disse ao falar da cirurgia de transplante de fígado da filha. Esse final feliz faz parte de outras milhares de histórias do Hospital Estadual da Criança.
Outra cirurgia de sucesso, realizada na unidade, foi a de Luan Soares Martins, de 2 anos. Ele nasceu com mielomeningocele, uma falha congênita, na qual os ossos da coluna vertebral do bebê não se desenvolvem adequadamente durante a gestação. A família dele comemora a sua recuperação. “É uma vitória ele conseguir ficar sentado na cadeira de rodas. Essa cirurgia mudou a vida do meu neto”, disse Nelson Gregório da Silva, avô de Luan.
Estrutura
O Hospital da Criança é a primeira unidade do estado com atendimento pediátrico. A unidade conta com 57 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica, 4 salas cirúrgicas, 4 consultórios de ambulatório, 1 consultório odontológico e 1 oficina de próteses. O hospital oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia, além de quimioterapia ambulatorial, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares.
Aloma Carvalho
