“Hip Hop no Palácio”: Alerj recebe exposição de hip hop com graffiti e batalha de breaking nas escadarias do Palácio Tiradentes nesta terça (03)

A programação do evento acontece a partir das 16h

No ano em que o Movimento Hip Hop completa 51 anos, o Palácio Tiradentes apresenta o evento “Hip Hop no Palácio”, com exposição de grafite e uma batalha de rima nas escadarias da sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O evento será hoje, 03/09, a partir das 16 horas.

A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Cultura da Casa com a Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop na Alerj, presidida pela deputada Dani Monteiro (Psol),  autora de leis como a que cria o Programa Estadual do Hip Hop nas Escolas (10.180/23), assim como a que declarou as rodas culturais e batalhas de rima como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio. A exposição poderá ser visitada até o dia 23 de setembro com entrada gratuita. A batalha de rima contará com inscrições abertas na hora para b-boys e b-girls que queiram participar. Não precisa pagar nada pela inscrição.

 “O Palácio Tiradentes se tornou um importante agente na ativação do Corredor Cultural do Centro Histórico do Rio e esse evento é mais uma forma de promover arte e cultura para a população. Será uma honra receber diversas manifestações culturais no prédio que é a Casa do Povo”, destaca a diretora de Cultura da Alerj, comemora Fernanda Figueiredo,

 A exposição vai contar com trabalhos de 10 (dez) artistas sob a curadoria de Márcio Graffiti, um dos pioneiros da cena do grafite no Rio de Janeiro, tendo iniciado na cultura Hip Hop por volta de 1985. Nos dias atuais Graffiti faz parte da Ong Universal Zulu Nation. Os expositores convidados são: Scrau; Ramon Lid; Mamuska; Rongo; Bruno Brol; Lu Brasil; Mais Alto; Mano Beiço; Negra Graffiti e Marcio Phor. A “batalha de breaking” terá como anfitrião o MC Stal.

 Dia do Hip Hop

A data virou um marco na história do Movimento Hip Hop a partir de 11/08/1973, quando os dois irmãos Cindy Campbell e Kool Herc, nascidos na Jamaica, uniram na mesma festa os quatro elementos que juntos formariam e caracterizariam a partir dali o hip-hop: grafites (assinaturas), rap (ritmo e poesia), Dj’s e Mc’s, e street dance (dança rua).

  Programação:

16h – Pintura ao vivo com Márcio Graffiti

17h – Visita Guiada ao Palácio Tiradentes

18h – Abertura Institucional da Exposição e da Batalha de Breaking

18h15 – Início da Batalha de Breaking

20:00 – Final da Batalha de Breaking

Jurados: BBoy Tevez, BBoy Goldar, BGirl Dessa DJ: JP BlackSoul

 Serviço:

Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/n- Praça XV. De segunda a sexta. Das 10 às 17 horas. Acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, s/n – atrás do palácio. Entrada franca.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também