Hemorio registra aumento de doações

janeiro 31, 2018 /

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde e hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, recebeu 3.578 candidatos à doação e coletou 2.601 bolsas de sangue em seis dias de campanha de vacinação contra a febre amarela. No total, foram aplicadas 2,4 mil doses da vacina. Antes da ação, a média diária de bolsas coletadas, em janeiro, era de 190 bolsas.

“A nossa mobilização ampliou a possibilidade de doação e garantiu estoque de sangue. É fundamental que as pessoas se vacinem, mas a doação de sangue salva vidas e não pode parar”, disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Ao longo da semana passada, os voluntários chegaram cedo à unidade, para, além de doar sangue, serem imunizados com uma das 400 doses da vacina oferecidas por dia.

“Tivemos um apoio grande de nossos doadores e conseguimos reforçar o nosso estoque para o período”, explicou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Informações

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano. A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro.

Aloma Carvalho