Hemorio fará campanha em festival de rap neste fim de semana

Foto: Arquivo - Terra do Rap

Projeto musical contará com ações de divulgação sobre a importância da doação de sangue

O Hemorio vai participar, neste sábado e domingo (15 e 16), da 10ª edição do Festival Terra do Rap, que acontecerá pela primeira vez na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, das 12h às 22h. Em uma iniciativa inédita, a campanha “Rap na veia – Hemorio na Terra do Rap” contará com veiculação nas redes sociais ao vivo durante o evento, gerando visibilidade para a importância da doação de sangue, especialmente junto aos jovens. O festival de música terá shows, batalhas de Mcs e rodada de negócios, além de diversas atividades gratuitas. 

Ao longo de 2024, o Hemorio investiu em uma série de campanhas para incentivar a doação de sangue a partir dos 16 anos de idade. “As ações voltadas para os jovens são essenciais para o Hemorio, já que precisamos renovar os nossos doadores habituais. O percentual de doadores de sangue na faixa etária de 16 a 18 anos não chega a 0,1% do total. Na faixa de 18 a 25 anos, o número sobe para cerca de 10%. Uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, disse o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

O estoque de sangue do Hemorio abastece 100 unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além da própria unidade, que atende a pacientes com doenças hematológicas como anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras.

Os voluntários com idade a partir de 16 anos podem doar sangue com o consentimento dos pais ou responsáveis legais. Para isso, devem imprimir formulário próprio encontrado no site do Hemorio e, após a assinatura dos pais ou responsáveis, podem se dirigir à sede do instituto, na Rua Frei Caneca, 8, centro da cidade, durante todos os dias da semana, incluindo feriados, no horário das 7h às 18h.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número (21) 3916-8310.

Em 2025, o festival celebra os 50 Anos da Independência de Países Africanos e faz uma homenagem ao rapper Dexter por sua trajetória artística e representatividade no movimento hip-hop. O artista faz o show de encerramento do evento no domingo (16). Em outras edições, foram homenageados nomes como Afrika Bambaataa (considerado o pai do hip-hop) e a cantora e ativista cultural Nega Gizza.

Além disso, grandes nomes nacionais e internacionais do rap e da cena urbana se apresentam nos dois dias de festival. No sábado (15), sobem ao palco a cantora Bia Ferreira, a luso-cabo-verdiana Mynda Guevara, o músico e artista visual de origem angolana e portuguesa Tristany Mundu, além do beatmaker Detona Cry, cria do Complexo da Maré. No domingo (16), o moçambicano Khronic apresenta uma música inédita com Dexter e Vinicius Terra & Banda. Também se apresentam a carioca Lis MC, Kalebe & Banda, DJ Machintal e os finalistas da Batalha do Rap.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também