Heloísa Helena lança neste sábado ( 13) a candidatura de Berriel a prefeito de Seropédica

Berriel e Heloísa Helena trocaram o PT pela Rede Sustentabilidade. Berriel mora no bairro Coqueiral, em Seropédica, na divisa com Nova Iguaçu. Foto: divulgação.

Terceira mulher que recebeu mais votos em uma campanha rumo à presidência do Brasil, atrás apenas de Marina Silva e Dilma Roussef, a ex-senadora Heloísa Helena, atual presidente da Rede Sustentabilidade, lança neste sábado ( 12), o nome de Sebastião Berriel a prefeito de Seropédica. O ato político, às 16 horas, promete lotar o antigo restaurante Route 465 no final da rua Corália Wandek, no Centro.

Técnico em gestão pública, Berriel comanda há anos o sindicato dos agentes de endemia no Rio e já foi vereador e secretário municipal na vizinha Nova Iguaçu durante as administrações de Lindbergh Farias (PT) e da professora Sheila Gama (PDT).

A exemplo de Heloísa Helena, que é pré candidata a vereadora no Rio, Berriel discordou de alianças do PT na Baixada e decidiu candidatar-se pela Rede Sustentabilidade, com o apoio do PSOL, do qual a ex-senadora alagoana foi a primeira presidente. Ela foi expulsa do PT em 2003 e em 2013 participou da fundação do partido Rede Sustentabilidade, do qual, atualmente, é a Porta-Voz Nacional porque a legislação proíbe a ministra do Meio ambiente do governo Lula, Marina Silva, de exercer funções partidárias.

Candidaturas ameaçadas

Berriel , que está nas redes sociais mostrando com vídeos as mazelas de Seropédica em vários setores, vai disputar a eleição para prefeito com mais três nomes: o atual prefeito, Professor Lucas, recém filiado ao PP, Vaguinho Anabal ( União Brasil, com o apoio da federação PSDB-Cidadania) e Huguinho (Republicanos,). Huguinho, que perdeu o mandato de vereador recentemente depois de seu afastamento da presidência da Câmara pelos colegas em votação plenária, tenta se viabilzar em conversas com o AGIR, Podemos e o PRTB, mas seus adversários o consideram fora da disputa eleitoral.

A pretensão de Huguinho está ameaçada por recursos judiciais ainda não apreciados e pelo assédio de Professor Lucas ao presidente do Republicanos, Wágner Carneiro. Se o Republicanos abandonar Huguinho nos próximos dias, as legendas que o apoiam poderão migrar para Gedeon, ex-vice prefeito de Anabal Barbosa. Bolsonaristas e lulistas poderão subir no mesmo palanque, já que o atual prefeito, que é candidato à reeleição, já fechou acordo com o PL depois de uma conversa com o governador Cláudio Castro, e o PT participa do governo municipal.

O filho de Anabal

Quem também está pendurado, com problemas na justiça, é Vaguinho Anabal, sargento da PM, um dos filhos do ex-prefeito Anabal Barbosa, antecessor de Professor Lucas na prefeitura. Vaguinho responde a um processo por ameaça de morte contra um empresário que prestava serviço de internet à Prefeitura. Como o serviço contratado era de péssima qualidade, o então prefeito Anabal Barbosa decidiu suspender o pagamento ao empresário, que discutiu com Vaguinho, o filho de Anabal que tinha forte influência na administração de Seropédica. Esta é a origem do processo de Vaguinho até hoje não julgado pela justiça comum.

Por precaução, Anabal Barbosa, o pai de Vaguinho, é o vice do filho.

Compartilhe
Eleições 2024, Eleições na Baixada, PC Online, Rio de Janeiro

Mais lidas

Publicidade
Veja também