Halloween: veja a origem da data, significado e tradições no Dia das Bruxas

Festa de halloween no curso de inglês e espanhol CCAA do Shopping Nova Iguaçu . Foto:s Paulo Cezar Pereira

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é celebrado anualmente em 31 de outubro, especialmente nos países de língua inglesa, como Estados Unidos e alguns países da Europa. A data tem origem em festividades antigas dos celtas, um povo que habitava regiões da Europa. O significado do Halloween é cultural e remete a uma data marcada por práticas e símbolos ligados ao final da colheita e à chegada do inverno, quando se acreditava que o “mundo dos vivos” e o “mundo dos mortos” estavam mais próximos, facilitando o contato entre eles.

O termo “Halloween” tem origem no inglês “All Hallows’ Eve“, que significa “véspera de Todos os Santos”. Essa comemoração evoluiu a partir do festival celta de Samhain, celebrado ao final de outubro. Durante o Samhain, acreditava que as almas dos mortos visitavam o mundo dos vivos. Para protegerem-se de espíritos, as pessoas acendiam fogueiras e usavam disfarces para afastar entidades sobrenaturais. Quando o cristianismo se expandiu pela Europa, muitas tradições foram incorporadas e modificadas, resultando no Halloween que conhecemos atualmente, embora com diferenças significativas de seus significados originais.

No Dia das Bruxas, as práticas modernas mantêm elementos tradicionais, como o uso de fantasias e as decorações que remetem ao terror, medo ou macabro. A data se transformou com o tempo, agregando costumes populares como as fantasias temáticas e a busca por doces, prática conhecida como “trick-or-treat” nos Estados Unidos, ou “gostosuras ou travessuras”.

Diferença entre Halloween e Dia das Bruxas


Da esquerda para direita, Gabriele e Maria Paula.

Embora o Halloween e o Dia das Bruxas sejam considerados a mesma celebração, o termo “Dia das Bruxas” é uma adaptação da expressão “Halloween”, mais popular no Brasil e em países de língua portuguesa. O nome “Dia das Bruxas” faz referência à crença popular de que, nessa data, bruxas, espíritos e criaturas sobrenaturais ganham destaque.

Halloween se popularizou nos Estados Unidos com a imigração europeia, sobretudo de irlandeses, no século XIX. Ao longo do tempo, a data foi associada à diversão e à fantasia, tornando parte da cultura pop. Atualmente, muitas pessoas usam fantasias de personagens variados, desde figuras assustadoras até personalidades da cultura popular. Para aqueles que ficam em casa, é uma ótima chance para assistir a filmes temáticos.

Por que as pessoas se fantasiam no Halloween

Karina do Nascimento, professora do CCAA, fantasiada hoje.

A tradição de se fantasiar no Halloween tem raízes nas práticas celtas, mas evoluiu com o tempo. Inicialmente, acreditava que disfarces ajudavam a confundir os espíritos, impedindo-os de reconhecer e perturbar os vivos. Com o passar dos anos, essa prática ganhou um caráter mais festivo, e as fantasias se tornaram parte essencial da festa.

Hoje, o ato de se fantasiar no Halloween é um símbolo da data, permitindo às pessoas expressarem sua criatividade e celebrarem um tema que mistura medo e diversão. As fantasias foram diversificadas e vão desde bruxas e fantasmas até personagens da ficção ou personalidades.

Abóbora e o Halloween

A tradição de esculpir abóboras remonta a uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack, que enganou o diabo e, após sua morte, foi condenado a vagar pelas trevas com apenas uma lanterna feita de um nabo. Os irlandeses começaram a esculpir nabos, mas, quando imigraram para os Estados Unidos, descobriram que as abóbora eram mais abundantes e mais fáceis de esculpir. A abóbora esculpida, com uma vela ou luz dentro, ficou conhecida como “jack-o’-lantern“. Ela é colocada nas portas das casas para afastar espíritos malignos e iluminar o caminho para os que vagam na noite do Halloween.

abóbora representa a colheita e a transição das estações, já que o Halloween ocorre no final do outono, um período de celebração de abundância. Além disso, a abóbora é frequentemente associada a temas de vida, morte e renascimento. Hoje, as abóboras são usadas como decorações de Halloween em diversas formas, desde as tradicionais lanternas até arranjos festivos, simbolizando o espírito da festividade e a criatividade das pessoas na época.

Halloween no Brasil

No Brasil, o Halloween é uma celebração ainda relativamente recente e por isso é comemorado em menor escala, mas que tem ganhado espaço especialmente entre jovens nas escolas ou festas particulares. A popularidade da data se intensificou com o acesso a filmes, séries e músicas de influência norte-americana, que tornaram o Halloween parte de uma celebração global. Além disso, em 31 de outubro é celebrado o Dia do Saci, uma data instituída no Brasil para valorizar o folclore nacional. 

O Dia das Bruxas no Brasil é marcado por festas, decorações temáticas e uso de fantasias. Algumas escolas também promovem eventos em alusão à data, como o dia do cabelo maluco, que se refere ao mês das crianças, e o Halloween.

*Com informações do Portal O Dia.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também