Nova Iguassu Online

Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu devolve cobra jiboia resgatada ao seu habitat natural

Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu devolve cobra jiboia resgatada ao seu habitat natural

Fotos: Renato Fonseca / PMNI 

 Agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu realizaram, nesta quinta-feira (24), a soltura de uma cobra jiboia na área de proteção ambiental de Tinguá. O animal, de 2,5m, foi resgatado na casa de um morador da Rua do Jordão, no bairro de Nova Brasília, próximo de uma área rural. A cobra, não venenosa, foi encontrada em boas condições de saúde e sem sinais de ferimentos.

 “Eu notei que algumas galinhas do vizinho estavam sumindo e pedi para fazer uma roçada no meu quintal. Encontramos a cobra enrolada, ao lado de uma bananeira. Ela é muito grande e poderia ferir alguém, até mesmo comer algum animal doméstico. Capturamos o animal e o colocamos dentro de uma manilha para não fugir. Temos que proteger o animal para devolvê-lo à natureza e não matá-lo”, afirmou o pedreiro Ronaldo Domingos Martins, de 52 anos, que encontrou a cobra no quintal de casa na manhã desta quarta-feira (23).

 Há oito meses, o pedreiro já havia encontrado uma outra cobra, de menor porte, no quintal da residência. Na ocasião, o bicho conseguiu fugir para a mata.

“O morador, com ajuda de vizinhos, cercou a cobra, a manteve em um local seguro e acionou a Guarda Ambiental. O animal silvestre pode ser muito perigoso e a recomendação é nunca tentar manipulá-lo. Esse trabalho só deve ser feito por pessoas habilitadas”, destacou o chefe da Área de Proteção Ambiental de Tinguá, Carlos Januzzi.

Este ano, agentes da Guarda Municipal Ambiental já resgataram, além de cobras, outros animais, como gambás, araras e um tamanduá-mirim. A solicitação de resgate de animais silvestres pode ser feita pelo telefone 3779-1183.

Sair da versão mobile