TEMER ANUNCIA NA TV QUE GOVERNO VAI ATENDER REIVINDICAÇÕES DOS CAMINHONEIROS GREVISTAS

maio 27, 2018 /

O presidente Michel Temer acaba de anunciar, via cadeia nacional de rádio e de televisão,  que o governo federal decidiu atender a praticamente todas as reivindicações dos caminhoneiros que há uma semana bloqueiam estradas em todo o País, impedindo o abastecimento e causando o caos no transporte público principalmente por ônibus nas grandes cidades. O anúncio feito por Temer ocorreu após um dia de longas negociações no Palácio do Planalto com lideranças do movimento grevista, ministros e outras autoridades. O Presidente da República informou que, durante 60 dias, haverá uma redução de 46 centavos de real em cada litro de óleo diesel , “sem prejuízo para o orçamento da Petrobrás”. Temer anunciou também que assinará medida provisória garantindo a suspensão da cobrança de eixo suspenso pars os caminhoneiros em postos de pedágio nas rodovias federais, estaduais e municipais. Duas outras reivindicações dos grevistas serão atendidas: 30% dos fretes da Companhia Nacional e Abastecimento ( Conab) serão  destinados aos caminhoneiros autônomos. O governo decidiu, por último, criar uma tabela mínima de frete, uma das principais reivindicações dos grevistas.

 

PEZÃO: ESTAMOS FAZENDO UM APELO PARA SALVAR VIDAS

Após reunião no CICC, governador garantiu reforço no metrô e Supervia, abastecimento dos ônibus e funcionamento de escolas

 O governador Luiz Fernando Pezão fez neste domingo (27), após reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), um apelo aos caminhoneiros em greve para que não coloquem em risco a vida da população, já que os médicos no interior estão tendo dificuldade de deslocamento e há também problemas no abastecimento de hospitais e escolas.

– Eu recebi hoje diversos apelos dos prefeitos do interior, onde os médicos não puderam chegar aos seus locais de trabalho, então estamos fazendo um apelo aqui para salvar vidas, para deixar entrar mantimentos nas escolas, nos hospitais. Tivemos uma reunião com o movimento na quinta-feira a noite e atendemos prontamente às duas reivindicações que fizeram, enviando à Alerj o Projeto de Lei para redução do ICMS do diesel em 33%, de 16% para 12%, e colocando a substituição tributária no frete. Fomos o primeiro estado a atender às solicitações, então não podemos brincar com a vida humana – disse o governador.

Pezão, que participou, com diversos secretários de Estado, da reunião com o secretário de Segurança, general Richard Nunes e o interventor federal, general Braga Neto, além de representantes do gabinete de crise, disse que não haverá ponto facultativo no Estado e as escolas e repartições públicas vão funcionar normalmente nesta segunda-feira (28). Na Cedae, os produtos químicos estão sendo entregues normalmente e não há risco de interrupção na produção de água.

O governador disse também que haverá reforço no metrô e na Supervia e que todas as solicitações de escolta, inclusive para abastecimento dos ônibus, estão sendo atendidas.

– As forças militares já estão na Reduc para dar tranquilidade para os caminhões saírem, para garantir que estejam servindo à ação social, transportes, educação, aos postos militares e bombeiros no interior. Estamos estudando um jeito do Estado apoiar as prefeituras com abastecimento de ambulâncias e para os médicos se deslocarem – ressaltou.

O general Braga Neto também destacou a necessidade de preservar a vida humana e salientou que todas as providências para garantir o abastecimento e o bem-estar da população estão sendo tomadas pelo gabinete de crise.

– Estamos com problema de hemodiálise, nos bancos de sangue, isso tudo tem que ser observado, o pessoal tem que ter consciência disso – alertou.

Greve dos caminhoneiros: Saúde estadual adia cirurgias;universidades, escolas públicas e privadas suspendem aulas no Rio e na Baixada

A lentidão no reabastecimento de diesel, gasolina e álcool nos postos de combustíveis, consequência da greve dois caminhoneiros que para o País há uma semana, atingirá amanhã, segunda-feira, as redes de saúde e de educação de várias cidades do Rio. O secretário de saúde do estado, Sérgio Gama, anunciou que as cirurgias eletivas serão suspensas nos hospitais do estado, por causa do baixo estoque de sangue no Hemorio. O Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, o principal da Baixada Fluminense, também suspendeu atendimentos ue não sejam de urgência.  A Universidade de Nova Iguaçu (Unig) e as principais escolas privadas da área central da cidade ( Cepaem, Oficina do Fazer, Elite, Algodão Doce e Equipe, entre outras) liberarão alunos e professores nesta segunda-feira. No Rio, o prefeito Marcelo Crivela também anunciou que as escolas não funcionarão.

Na pequena Seropédica, onde centenas de caminhoneiros se concentram e fazem manifestações às margens da rodovia Presidente Dutra, o prefeito Anabal Barbosa decide pela manhã se abre ou não as escolas da Prefeitura. Mais de 500 pontos de bloqueios nas estradas de todo País ainda não foram liberados pelas forças federais. Em Duque de Caxias, o prefeito  Washington Reis chegou a ser hostilizado ao sair da Refinaria de Duque de Caxias dirigindo um caminhão de coleta de lixo da frota da Prefeitura. Ele conseguiu abastecer os caminhões, garantindo a limpeza de sua cidade . No Rio, o governador Luiz Fernando Pezão está reunido com os generais que comandam a segurança pública no estado e com outros secretários no Centro de Controle Integrado. A expectativa é a de que apenas 40% da frota de ônibus particulares volte a circular circular no Rio. As cidades da Baixada Fluminense passaram o dia de hoje com pouquíssimos carros nas ruas e com a frota de ônibus reduzida. Em Brasília, o presidente Michel Temer grava , ainda hoje, um novo pronunciamento para anunciar um novo acordo com os grevistas.

Cedae: serviço de abastecimento de água opera normalmente

Produtos químicos estão sendo entregues e não há risco de interromper produção de água

 As unidades da companhia no estado do Rio de Janeiro estão operando normalmente. A Cedae vem buscando soluções e está conseguindo receber produtos essenciais com o apoio dos órgãos de segurança nas estações de tratamento.

A Cedae está monitorando os sistemas de produção de água e os estoques de produtos químicos no estado e implantando medidas para que não seja necessário interromper a produção de água. Caso haja alguma alteração com relação a entrega de produtos que interfira nos serviços da empresa, a companhia divulgará atualização.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.