Governo do Rio lança Censo Inclusão RJ para mapear pessoas com deficiência que vivem no estado

Dados coletados serão integrados às plataformas de outros órgãos estaduais para agilizar o acesso a benefícios e serviços específicos para pessoas com deficiência

O estado do Rio de Janeiro lançou o Censo Inclusão RJ, uma iniciativa para mapear e identificar as necessidades das pessoas com deficiência que vivem no estado, visando a elaboração de políticas públicas mais eficazes. O programa, anunciado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, permitirá que os cidadãos respondam a um questionário em uma plataforma virtual, ou presencialmente em bases instaladas em órgãos do governo e locais estratégicos.

O censo será realizado em duas etapas: inicialmente, os participantes preencherão informações pessoais básicas. Na segunda fase, responderão a um questionário detalhado, abordando temas como habitação, educação, acessibilidade, saúde, renda, cultura e lazer. O objetivo é criar um perfil abrangente dessa população e identificar suas principais demandas.

Além disso, os dados coletados serão integrados às plataformas de outros órgãos estaduais para agilizar o acesso a benefícios e serviços específicos para pessoas com deficiência. O programa será coordenado pela Subsecretaria de Políticas Inclusivas, da Secretaria da Casa Civil, com a supervisão de um comitê interdisciplinar responsável por propor ações para reduzir desigualdades.

Essa iniciativa reflete um esforço para garantir que as políticas públicas sejam baseadas em dados reais e atendam efetivamente às necessidades da população com deficiência.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também