Governo do Estado reforça protocolos para escolas e hospitais a fim de mitigar os efeitos do forte calor no Rio de Janeiro

População conta com pontos de hidratação em locais estratégicos e pets também são contemplados. Defesa Civil amplia protocolos de alerta para prevenção aos efeitos do calor

O Governo do Estado adotou uma série de ações para mitigar os efeitos do forte calor no Rio de Janeiro. A Cedae instalou pontos de distribuição de água e as secretarias de Educação e de Saúde reforçaram protocolos nas escolas e nos atendimentos de emergência nos hospitais estaduais. Entre segunda e terça-feira (de 17/02 a 18/02), o Corpo de Bombeiros combateu mais de 500 incêndios em vegetação em todo o Estado. 

“Esses pontos de distribuição de água são fundamentais para que as pessoas possam aliviar o calor mais intenso nos próximos dias. Estamos orientando a nossa comunidade escolar a evitar atividades ao ar livre, manter a hidratação dos nossos jovens e, em alguns casos, reduzir as atividades. Caso haja alguma necessidade de emergência devido ao extremo calor, o SAMU está preparado para prestar o atendimento necessário em todos os municípios”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Para o bem-estar dos alunos e profissionais da educação, cinco diretrizes para incentivar e garantir a hidratação dos estudantes foram enviadas aos gestores, que passarão a preparar alimentos mais leves para a merenda e a evitar atividades ao ar livre ou em área externa. Em alguns casos, as unidades escolares estão autorizadas a reduzir a carga horária presencial em até 50% e/ou realizar rodízio de turmas nas salas de aula mais refrigeradas. As escolas que diminuírem seus horários deverão disponibilizar o conteúdo pedagógico por meio de recursos tecnológicos. Os colégios também estão amenizando o calor das salas com o reforço de mais ventiladores. 

Atendimento a emergências

O Governo do Estado criou também um pacote de medidas para ampliar e aprimorar o atendimento aos pacientes da rede de saúde. O SAMU da capital terá oito veículos de socorro rápido – três carros e cinco motolâncias – para agilizar a chegada às ocorrências.  As UPAS estaduais vão ganhar bebedouros nas áreas externas e servirão como polos de hidratação, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

A Secretaria de Saúde tem emitido ainda alertas diários sobre o excesso de calor para os 92 municípios. A secretária Claudia Mello reforça que o monitoramento de eventos climáticos como chuvas e excessos de calor foi incluído no Painel Monitora-RJ, ferramenta com dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).

“Entre 10 e 16 de fevereiro deste ano, a média diária de ligações recebidas pelo SAMU aumentou em 45%. Com o direcionamento de oito veículos de intervenção rápida, vamos atuar com ainda mais brevidade, evitando possíveis complicações em casos que inspirem cuidados. As unidades estaduais também estão orientadas a ampliar a oferta de água aos pacientes e familiares atendidos”, explicou a secretária de Saúde, Claudia Mello. 

Prontidão para incêndios

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado para mais de 560 ocorrências de fogo em vegetação, entre segunda e terça-feira (de 17.02 a 18.02), em todo o Estado. Foram mais de duas mil ocorrências registradas pela corporação nos primeiros 45 dias do ano de 2025. No mesmo período de 2024, 700 ocorrências deste tipo foram atendidas pelo CBMERJ.

Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), neste momento, o risco de Incêndio Florestal é alto nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana; e muito alto na Capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.

Distribuição de água

A ação “Frota da Hidratação”, da Cedae, começou na tarde de anteontem (17/2), em três locais do Centro do Rio: dois na Central do Brasil e um na saída do metrô da Cidade Nova. Na terça-feira (18/2), a iniciativa foi ampliada para Bangu, Irajá, Madureira, Cinelândia e Praça XV. O funcionamento será até sexta-feira (21/2), das 8h às 19h.

Os equipamentos de hidratação da Cedae são abastecidos com água potável diretamente da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. A água é servida em copos biodegradáveis, mas as pessoas também podem encher suas próprias garrafas.

Pontos de hidratação:

  • Irajá – Ponto no Ceasa (Pedra dos Pequenos Produtores)
  • Madureira – Em frente ao Império Serrano
  • Bangu – Calçadão de Bangu
  • Cinelândia – Em frente à Câmara dos Vereadores
  • Praça XV de Novembro – Altura do Paço Imperial

Pets

Ainda como ação estratégica, o governador Cláudio Castro determinou a instalação de pontos de hidratação para pets em diversos locais. A ação, por meio da Cedae, visa garantir que cães e gatos tenham acesso à água potável ao longo do dia, ajudando a prevenir desidratação e outros problemas decorrentes do calor extremo. Os pontos de hidratação pet começaram a funcionar nesta quarta-feira (19/02) e estarão disponíveis diariamente, das 8h às 17h. 

Também é possível encontrar pontos de hidratação para pets em todas as 50 bases da Operação Segurança Presente instaladas no Estado.

Defesa Civil

Com o aumento da incidência de eventos climáticos adversos, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) ampliou o envio de alertas e atualizou os protocolos de alerta por SMS. 

“Nossas equipes estão mobilizadas 24 horas para subsidiar com informações especializadas, vindas do Cemaden-RJ, as ações de secretarias e gestões municipais. Uma das grandes novidades é a ampliação do protocolo de envio de alertas, incluindo categorias como baixa umidade, temperatura elevada e onda de calor. Os avisos começam a ser enviados quando a umidade se encontra abaixo de 40%”, explicou o secretário de Defesa Civil e comandante do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Nos dias de forte calor, a recomendação do Governo do Estado é: 

  • Hidratar-se bem, mesmo sem sentir sede.
  • Redobrar a atenção com bebês, crianças, idosos e gestantes. Ofereça água com frequência.
  • Aumentar a ingestão de sucos e frutas e opte por refeições leves.
  • Evitar exposição prolongada ao sol, assim como exercícios físicos entre 10h e 16h. 
  • Dar preferência a roupas leves e confortáveis, boné, chapéu e óculos escuros.
  • Evitar passear com seu animal de estimação em horários de forte calor.
Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também