Governo do Estado atua com Plano de Contingência contra as chuvas deste final de semana nas regiões Sul e Serrana 

fevereiro 7, 2021 /

Nas fotos de Rafael Pereira, o secretário Bruno Kazuiro ( em destaque) e técnicos de órgãos estaduais visitam residências atingidas pelas chuvas

 

Diversas medidas estão sendo tomadas para minimizar impactos e atender a população nas cidades atingidas, como Areal, Petrópolis e Três Rios

 

De forma articulada entre secretarias estaduais e prefeituras da região, o Governo do Estado colocou em prática  diversas ações previstas no Plano de Contingência para as Chuvas de Verão para minimizar os impactos causados pelo temporal que atingiu as regiões Sul e Serrana neste final de semana.

– Elaborar com antecedência um plano prevendo eventos como esse foi fundamental para agirmos com rapidez, diminuindo riscos, salvando vidas e minimizando impactos. Vamos continuar atuando aqui e estamos atentos com esses dias de chuvas mais intensas no Estado – afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.

Atendendo determinação do governador, o secretário estadual de Infraestrurura e Obras do Rio (Seinfra), Bruno Kazuhiro, realizou, neste domingo (7/2), vistoria em áreas mais impactadas, como na cidade de Areal.

Acompanhado de equipes de diversas pastas, o secretário percorreu as regiões de Vila Verde, Fazenda Velha, Pará e São Sebastião.

Durante a atuação, que contou com a presença do prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, ficou definido que a Seinfra fará todos os laudos técnicos necessários dos locais atingidos. A secretaria irá trabalhar também para a inclusão no aluguel social de moradores que eventualmente precisem ser removidos de suas casas.

Além da pasta, a ação contou ainda com outros órgãos do Governo do Estado, como as secretarias de Defesa Civil, de Ambiente e de Cidades, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do INEA, que enviaram profissionais e maquinário para liberar vias e realizar mapeamento dos danos causados.

Para o secretário Bruno Kazuhiro, da Seinfra, a ação imediata é fruto de articulação.

– O governador agiu rápido e o Estado conseguiu colocar todas as equipes necessárias em campo para ajudar o município. São ações que estão previstas no Plano de Contingência para Chuvas de Verão e que executaremos sempre que necessário – disse Bruno Kazuhiro.

 

 

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.