Governo do Estado anuncia a retomada dos empréstimos consignados aos servidores; nova lei aumenta para 40% limite para aposentados do INSS

abril 2, 2021 /

Sistema começa a ser implantado já no dia 5/4 para possibilitar crédito a partir de maio

 

O Governo do Estado, por meio da Casa Civil, anunciou a volta do sistema de empréstimos consignados para servidores. A modalidade de crédito é a mais barata do mercado, com juros baixos e desconto direto na folha de pagamento. Com isso, cerca de 410 mil servidores ativos, inativos e pensionistas serão atendidos pelo novo sistema. A publicação foi feita no Diário Oficial de ontem (01/04).

A empresa vencedora foi a Zetra, que teve a maior pontuação em relação a todos os requisitos técnicos exigidos pelo Estado no Termo de Referência. A medida, realizada de forma emergencial, foi concretizada para que o serviço fosse retomado o mais brevemente possível para o servidor. A duração do contrato será de seis meses e, durante este período, correrá paralelamente um processo licitatório para a escolha de uma empresa que vai gerir o crédito consignado de maneira definitiva.

A partir da segunda-feira, dia 05/04, o novo sistema começa a ser implantado. O objetivo é que o servidor já possa solicitar consignados para desconto na folha de maio. A volta da modalidade, neste momento de pandemia da Covid-19, é de extrema importância para as famílias.

Fundada há 20 anos, a Zetra é a empresa líder no segmento de benefícios consignados no Brasil e atende a 400 clientes públicos, como STF, STJ, Marinha, Aeronáutica, Exército, Infraero, além de empresas privadas. O sistema eConsig da Zetra é responsável pela gestão de cerca de R$ 60 bilhões em consignados no país.

Nova Lei aumenta para 40% limite da margem de créditodo consignado

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.131 , que aumenta de 35% para 40% o limite da margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS com base no valor do benefício. Desse limite, 35% são para empréstimos consignados e 5% para cartão de crédito. O aumento vale até 31 de dezembro de 2021. O ato foi publicado no Diário Oficial d a União desta quarta-feira (31).

 

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.