Rio de Janeiro - 06-02-2019 - Governador Wilson Witzel na homenagem aos bombeiros que atuaram em Brumadinho e entrega de 10 viaturas para a corporação. Governador entrega medalhas aos Bombeiros Foto Carlos Magno

Governador homenageia bombeiros do Rio que atuaram em Brumadinho

fevereiro 7, 2019 /

Cerimônia também marcou entrega de dez viaturas para ocorrências de busca e salvamento

O governador Wilson Witzel participou, nesta quarta-feira (6/2), de uma homenagem aos 80 militares do Corpo de Bombeiros que se revezaram nos trabalhos de busca e resgate em Brumadinho, em Minas Gerais. A equipe recebeu a Medalha do Mérito Força e Coragem. A comenda é conferida aos bombeiros que tenham se destacado em operações de grande relevância.

– O Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a prestar a imediata solidariedade. Vocês fizeram um trabalho para o qual estão preparados. São estes valores que me fazem ter esperança, há homens e mulheres de bem trabalhando e servindo – afirmou o governador.

O secretário de Estado Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., informou que o Governo do Estado do Rio mandará nova equipe para auxiliar no socorro às vítimas de Brumadinho. Serão enviadas duas duplas de militares e dois cães farejadores para a procura de mais mortos. A solicitação foi feita pelo governo de Minas Gerais.

– Amanhã mandaremos novamente uma equipe para apoiar este esforço à Brumadinho. O cão é muito preciso para localizar vítimas, então naquele mar imenso de lama e rejeitos, o animal vai indicar exatamente onde devem ser feitas as buscas. Colocamos nossos melhores veículos, aeronave e bombeiros para atuarem prontamente logo que recebemos a notícia do desastre. Quero agradecer aos bravos soldados do fogo e da lama, que abriram mão de estarem com suas famílias, para atender a esta tragédia – afirmou o secretário.

Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Barbosa, um dos 80 homenageados, o grande desafio foi atuar em um terreno instável e com dificuldade enorme de locomoção.

– Apesar desta ter sido a minha nona grande operação, ficamos impactados com o tamanho da tragédia. Muitos familiares nos abordaram para solicitar apoio para encontrarmos os corpos de seus entes queridos – disse ele.


Bombeiro Lovati com o filho.
Foto Carlos Magno

A cerimônia marcou também a entrega de dez viaturas do tipo ABSL, utilizadas para ocorrências de busca e salvamento. O investimento nos equipamentos foi de aproximadamente R$ 2.850.000, proveniente dos recursos arrecadados com a taxa de incêndio. Os veículos serão distribuídos para as unidades do Catete, Paraty, São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Campos, Resende, Barra Mansa, Teresópolis e Cabo Frio .

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.