Governador Cláudio Castro muda secretários da Saúde e da Fazenda

maio 4, 2021 /

Como antecipou com exclusividade a Agenda do Poder na manhã desta terça-feira, o governador Cláudio Castro nomeou agora há pouco o professor Nélson Rocha como novo Secretário de Fazenda, em substituição a Guilherme Mercês.

Nelson já foi Secretário de Fazenda do estado, durante a gestão de Benedita da Silva. Chegou a se filiar ao PT e depois ao PSB, pelos quais concorreu a deputado estadual e federal. Hoje, não tem vínculo partidário.

Nelson Rocha, novo secretário de Fazenda

Também foi nomeado hoje o médico Alexandre Chieppe como novo Secretário de Saúde. Ele substitui Carlos Alberto Chaves, que passa a coordenar a distribuição de vacinas contra a Covid-19.

As nomeações serão publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (05/05).

– Este é um momento crucial para o Estado do Rio. Temos diversos desafios, entre eles a pandemia e a situação econômica do Rio, agravada pela Covid-19. Confio no trabalho de ambos e desejo sorte. Agradeço a dedicação e atuação do secretário Mercês, que teve importância fundamental no processo de recuperação fiscal do Estado. Quero deixar meu agradecimento também ao Chaves pelo resultado até aqui – ressaltou o governador.

Perfis dos secretários
Obstetra e ginecologista formado na UFRJ e servidor da Secretaria de Estado de Saúde desde 2000, Alexandre Chieppe é porta-voz da pasta há quase uma década. Chieppe exerceu ainda o cargo de subsecretário de Vigilância em Saúde na secretaria e foi o coordenador durante a pandemia da dengue em 2008.

Pós-graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, Nelson Rocha começou sua carreira na iniciativa privada e atuou em empresas como Ampla e Light. Na área pública, foi assessor Chefe do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e secretário de Fazenda em 1995.

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.