Governador Cláudio Castro dá as boas-vindas aos 320 novos agentes civis do Segurança Presente

junho 1, 2022 /

Atuação dos recém-chegados vai reforçar o policiamento de proximidade em todo o Rio de Janeiro

Reforçando a segurança do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro recebeu, nesta terça-feira (31/05), 320 novos agentes civis do programa Segurança Presente. Os recém-chegados, que dão apoio no patrulhamento aos policiais, somam-se aos outros 1.100 que foram contratados em 2021 e vão atuar nas 40 bases espalhadas pelo estado.

– O Segurança Presente hoje é muito mais do que um programa. É a certeza de que o Rio de Janeiro está voltando a crescer. Muito da recuperação do estado vem do fortalecimento da segurança pública e de valorosos homens e mulheres que entregam suas vidas para proteger o cidadão fluminense. Parabéns a todos que chegaram até aqui e boas-vindas – declarou o governador.

A partir de uma parceria firmada entre a Secretaria de Governo, responsável pelo Segurança Presente, a Secretaria da Casa Civil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o projeto Observatório Social da Operação Segurança Presente, iniciado em junho de 2021, oferece cursos de capacitação para os agentes civis. Na programação ministrada pela Uerj, são desenvolvidos programas que auxiliam em abordagens diferenciadas, com foco na prevenção, composição e resolução de questões, de forma humanizada.

– Agradeço ao governador que prontamente atendeu o pedido para expandir o Segurança Presente em todos os aspectos. Ressalto que esses agentes passaram por uma expressiva concorrência de 20 mil candidatos. Os aprovados se somam a um programa que apresenta os melhores índices de segurança pública onde atua – disse o Secretário de Estado de Governo, Rafael Thompson.

A Operação Segurança Presente é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar. Com o foco central na população, o programa adota um modelo pautado na promoção da cidadania e na mediação de conflitos sociais, restabelecendo laços e o diálogo para oferecer um convívio seguro nos bairros onde atua.

– É uma alegria enorme para a Uerj ver o governo juntando a estrutura estadual com a academia, tendo a universidade como uma potencializadora desse programa. Desse modo, a gente consegue ao mesmo tempo fortalecer a política de segurança pública, a educação e o trabalho e renda no estado. A Uerj está sempre de portas abertas – concluiu o Procurador da Uerj, Bruno Garcia Redondo, que representou o reitor da instituição no evento.

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]