Governador anuncia medidas para ajudar na solução da falta de água em Guapimirim

janeiro 6, 2019 /

 O governador Wilson Witzel anunciou, neste sábado (5/1), uma série de medidas para ajudar a solucionar a crise de abastecimento de água potável na cidade de Guapimirim, na Baixada Fluminense. Entre as ações está a criação da Comissão Especial de Gestão de Crise para avaliar e realizar as medidas necessárias. Órgãos estaduais como a Cedae e a Secretaria de Defesa Civil estão auxiliando o município. A crise hídrica é resultado do assoreamento no Rio Soberbo, principal fonte de abastecimento da cidade, que tem 60 mil habitantes. O desastre afetou o ponto de captação de água potável. Na tarde deste sábado, o governador esteve na cidade ao lado do prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira, e dos secretários estaduais de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão. Witzel também sobrevoou a região de helicóptero para avaliar o curso da água do Rio Soberbo.  – Ontem à noite, recebi a ligação do prefeito informando sobre a situação de gravidade do abastecimento de água na cidade, que está com déficit de mais de 70%. O problema começou há quatro dias. A falta de água em um calor como este, principalmente nas comunidades carentes, é algo extremamente preocupante. Mais de 2 mil pessoas não teriam condições de comprar água. Então, foi iniciado um trabalho também com a Legião da Boa Vontade (LBV) para a doação de água potável. O Estado, através da Defesa Civil e da Cedae, também tem a obrigação de auxiliar nessa situação. O abastecimento  será normalizado amanhã – ressaltou o governador, durante entrevista coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). 
Auxílio 
 Segundo o governador, a Cedae deve assumir o serviço de fornecimento de água na cidade, que é realizado atualmente por outra empresa. A Cedae já está na região dando apoio com carros-pipa para o abastecimento de imóveis, além de oferecer auxílio técnico para iniciar a operação da estação de tratamento de água. – A empresa que presta o serviço de abastecimento de água não está cumprindo o contrato. Ela deveria manter os filtros limpos, deveria investir em melhorias nas condições do abastecimento de água. Hoje, o abastecimento é o mesmo, tem a mesma estrutura de 20 anos atrás. A Cedae deverá assumir a operação naquela região. O que está sendo gasto pelo Estado será cobrado da empresa – explicou Witzel.
  A Secretaria de Estado de Defesa Civil enviou para a cidade veículos de transporte de água. Por meio da Rede Salvar – formada por diversas entidades voluntárias, incluindo a Legião da Boa Vontade e a Agência Adra, da Igreja Adventista –, a pasta também está realizando uma campanha de doação de água potável para a população. – A água é captada pelo Rio Soberbo, que desce das montanhas da Serra dos Órgãos. As chuvas intensas provocaram vários deslizamentos, o que tornou a água muito turva, e o tratamento não está sendo eficaz. A Cedae já está resolvendo esse problema. Acionamos a Rede Salvar e já encaminhamos mais de 8 mil litros de água mineral para as comunidades carentes. Ainda de madrugada enviamos dois tanques-reboque com 30 mil litros de água, cada um, para o município – explicou o secretário de Defesa Civil.  

Nota de pesar do governador Wilson Witzel pela morte do soldado PM Mariotti
“O Rio de Janeiro acaba de perder mais um herói nesta guerra contra os terroristas nas ruas do nosso Estado. Quero manifestar meu mais profundo pesar pelo assassinato do soldado PM Mariotti e minhas condolências à família. Que Deus o abençoe e o receba. Como governador, a morte de um policial é como perder um filho. Vamos investigar este caso com todo o rigor e não vamos parar o combate ao crime até devolvermos a paz ao Estado.”

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.