Gays da Baixada dizem não a Jair Bolsonaro durante ato hoje(16) na Via Light, em Nova Iguaçu

setembro 17, 2018 /

Mais de mil Gays de várias cidades da região da Baixada Fluminense politizaram hoje (16) a 14 ª Parada do Orgulho Gay em Nova Iguaçu, na Via Light.  Ao longo de 3 horas  o público, que se identificou  como homossexual, hétero, bissexual. lésbica, transexual,   travesti, drag queen e outras denominações de gênero transformou a esquina da Via Light com a  Rua Dom Walmor, no centro de Nova Iguaçu, num ato contra a candidatura do deputado Jair Bolsonaro (PSL), líder em todas as pesquisas de intenção de votos para a Presidência da República, e de apoio ao movimento LGBT. Segundo os organizadores da festa, cerca de 300 cidades de todo o País fizeram realizaram hoje atos da causa gay e contra a candidatura de Jair Bolsonaro.

Katllenn Victória e Adrielle Sousa são de Engenheieo Pedreira ( Japeri) e Queimados.

Aos gritos de “ele, não !”, ativistas, muitos deles (as)convocados pelo Levante da Juventude, um movimento que reúne, nas faculdades e universidades, estudantes que defendem a diversidade sexual, defensores da candidatura de Fernando Haddad(PT), gritaram palavras de ordem  contra Bolsonaro do alto de um carro de som. Na Via Light, interditada ao trânsito de veículos a partir das 16 horas, adolescentes e jovens das cidades da Baixada trocaram beijos, carícias e abraços durante toda manifestação. Muitos deles reclamavam que a quantidade de banheiros químicos ( 12) não era suficiente para todos.

Uma bandeira com as cores do arco-íris passou toda tarde tremulando nas mãos de um militante da causa gay. Na pista da Via Light, próximo ao carro de som, a comunidade LGBT consumia cachaça, vodca, cerveja  – e alguns jovens faziam uso de bolinhos de maconha. Este coquetel explosivo levou vários jovens a desmaiarem. Não havia ambulância da Prefeitura de Nova Iguaçu para socorrer o público.Os policiais do 20º BPM tiveram que chamar a ambulância do SAMU várias vezes.  A  Rainha da Parada Gay de Nova Iguassu este ano, a dragquen Vanessa Dumatu, era solicitada a todo momento para fotos com gays de todas as idades.

Também moradora de Nova Iguaçu há 17 anos, a drag queen Sthefany, estilista, estava eufórica com a festa de hoje na Via Light. Ela nunca perdeu um só desfile. Os organizadores do ato de hoje informaram que no próximo dia 30 haverá Parada Gay em Copacabana. No meio da multidão, muita pegaçãoestava : beijos na boca de meninas com meninas e de meninos com  meninos.

 

Texto e fotos de Paulo Cezar Pereira

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.