Ganhadores do projeto “Queimados Mais Sustentável” visitam o Jardim Botânico

agosto 25, 2018 /

 

Alunos do Colégio Estadual São João apresentaram propostas sustentáveis para espaços públicos do município

 Os 65 alunos ganhadores do “Queimados Mais Sustentável” – projeto desenvolvido pela Prefeitura na Semana Mundial do Meio Ambiente – ganharam ontem (24) um passeio pelo Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.

Na visita, que foi guiada por uma educadora ambiental, os estudantes do Colégio Estadual São João tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Meio Ambiente, onde aprenderam um pouco mais sobre flora, fauna, pesquisas desenvolvidas no local e legislação ambiental.

A proposta do concurso era incentivar a criação de um projeto em que cada turma escolhesse um local público do município para ser revitalizado e arborizado. As duas ideias sustentáveis e de implementação mais viável levaram o prêmio. Por meio da orientação de professores de Biologia, os alunos construíram maquetes com materiais reutilizáveis para expor os trabalhos.

As propostas selecionadas foram apresentadas pelas classes 3001 e 2001 (Ensino Médio Técnico em Logística). A turma do terceiro ano sugeriu a criação de uma área verde em frente ao Apart Hotel Premier Flat, enquanto que a 2001 apresentou um projeto de Parque Ecológico para o terreno próximo ao viaduto da cidade. O espaço, que fica no Centro de Queimados, contaria com lazer para crianças, quadra poliesportiva e iluminação apropriada.

Para o Secretário Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, Cacau Nogueira, o projeto é válido em diversos sentidos. “Além da conscientização da importância e responsabilidade ambiental e social de cada indivíduo perante o planeta, as ações também incentivam os participantes a trabalhar coletivamente por uma política sustentável”, afirmou o gestor.

As estudantes Julia Hoffman (16) e Maria Letícia (17) foram duas das participantes do projeto. Julia, que é da turma 2001 afirmou que a experiência rendeu bastante conhecimento. “Levarei como recordação não só o trabalho desenvolvido nesse projeto, que era voltado para a minha cidade, mas também esse passeio, num local que tem diversidade e uma grande história”, disse a aluna.

Já para Maria, o trabalho e a visita ao Jardim Botânico fizeram todos trabalharem a consciência ecológica. “É importante nós pensarmos nas nossas atitudes socioambientais e assim ajudar de alguma forma quem nos ajuda, a natureza”, concluiu a estudante.

 

 

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.