Fundação Ceperj adere a Agenda Ambiental na Administração Pública

março 29, 2021 /

A Fundação Ceperj assinou o termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente norteia práticas sustentáveis nas instituições públicas.

Gabriel Lopes, presidente da Fundação, destaca a importância de uma instituição ligada ao governo do estado, aderir à agenda ambiental.

– Esta adesão representa mais do que um compromisso. Ela simboliza um desejo de mudança organizacional e de incorporar práticas sustentáveis e escolhas melhores para os nossos servidores e para o meio ambiente – afirmou.

Para o coordenador de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Yuri Maia, o que vem acontecendo com as questões ambientais são tendências que nos mostram urgência na mudança de postura.

– O que consumimos e a forma como consumimos impacta diretamente no meio ambiente. Cada vez mais precisamos repensar nossas escolhas e isso também se aplica às empresas e instituições – disse.

Escolhas Sustentáveis

A Ceperj vem aos poucos tomando medidas que gerem menores impactos ao meio ambiente. A primeira delas são indicadores de controle do número de impressões de papel. A instituição já chegou a fazer cerca de 16 mil impressões por mês. Hoje são pouco mais de 6 mil. E esse número vem caindo.

Também serão implementadas medidas como coleta seletiva e a substituição de copos e xícaras plásticas por reutilizáveis.

O trabalho será acompanhado de perto por um Grupo de Trabalho que ficará responsável por reunir as informações e fazer o acompanhamento das medidas.

– Nosso objetivo é trabalhar pela adesão às diretrizes como uso eficiente de água e energia, geração de menos resíduos e a busca por empresas e produtos que estejam associados com os princípios mais sustentáveis possíveis e, futuramente a instalação de placas e painéis solares para captação de energia. Queremos fazer a diferença na administração pública estadual – completou.

A A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi criada em 1999 para estimular órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade em sua rotina.

– Tenho certeza de que, a longo prazo, a iniciativa acabará influenciando também na vida de cada um dos nossos servidores. Se conseguirmos implementar essas mudanças deixaremos um legado importantíssimo para a Ceperj e para o estado – destacou Gabriel Lopes.

Aloma Carvalho