A Light formou uma força-tarefa que viajou para o Rio Grande do Sul. Em parceria com outras empresas do setor que atuam na região, essa equipe trabalhará para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas pelas enchentes que devastaram os municípios gaúchos.
A mobilização partiu do Ministério de Minas e Energia (MME), que entrou em contato com as empresas de distribuição de energia do país para apoiar o esforço de reconstrução das cidades do estado, vítima dessa catástrofe ambiental sem precedentes.
O fornecimento de energia é fundamental para o conforto e a dignidade das pessoas, assim como para a retomada da normalidade na região, permitindo o funcionamento de escolas, unidades de saúde, comércios e residências.
A Light enviou nesta terça-feira (21), 13 veículos e 43 profissionais especializados na atuação em rede subterrânea, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para dar suporte in loco aos profissionais do estado, já que muitas das áreas afetadas possuem redes subterrâneas de energia. O objetivo é que as equipes estejam em campo nessa quarta-feira (22). As equipes embarcaram por volta das 10h.
Os profissionais da Light destacados para o trabalho possuem experiência no tema, pois atuam na maior rede subterrânea da América Latina. São pais de família que deixarão seus lares e suas rotinas, por tempo indeterminado, para ajudar pessoas e contribuir com uma causa de tamanha importância.
É o caso do técnico de campo Pedro Ernesto Torres, colaborador da Light há 14 anos, que vai embarcar para Sul a 20 dias do aniversário de quatro anos de seu filho, João Pedro:
“Encaro esta convocação com bastante carinho e amor. Pessoas perderam suas histórias, seus familiares e bens materiais. Saber que vamos poder participar da reconstrução da região e poder levar um pouco mais de conforto para tantos é muito especial”, conta.
Ao todo, a Light vai enviar um gerente, dois engenheiros, 13 técnicos de campo, um técnico de segurança e 26 eletricistas.
A distribuidora carioca também está desmobilizando os 98 geradores instalados nas ilhas do Governador e de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para que sejam liberados e destinados ao Rio Grande do Sul. A companhia está intermediando o contato entre os fornecedores dos equipamentos e as distribuidoras gaúchas.
A Light também está participando de uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em que as concessionárias associadas estão doando o valor de R$ 2 milhões para contribuir com o difícil momento passado pela população gaúcha.