Fla perde para o São Paulo, mas é octacampeão com um ponto de diferença sobre o Internacional

fevereiro 26, 2021 /

 

 *Por Clébio Luiz

 

Foi com derrota, mas o Flamengo conquistou o oitavo título brasileiro na noite desta quinta-feira. Mesmo perdendo de 2x para o São Paulo, no Morumbi, o rubro-negro foi favorecido pelo empate de 0x0 do Internacional com o Corinthians, em Porto Alegre. O Flamengo, que não fez boa partida, terminou o campeonato com 71 pontos, contra 70 da equipe gaúcha. Ao final do jogo, aliviado, o goleiro Hugo Souza chorou muito e reconheceu que falhou nos dois gols.
O Fluminense venceu o Fortaleza por 2×0 e ficou em quinto lugar e ficou de fora da fase de grupos da Libertadores momentaneamente. Agora torce para o Palmeiras ser o campeão da Copa do Brasil para não disputar a fase de mata-mata. O Vasco venceu o Goiás por 3×2, e o Botafogo perdeu de 2 a 1 para Ceará. Os dois times cariocas foram rebaixados para a Série B. Coritiba e Goiás também caíram. Sobem Juventude, Cuiabá, Chapecoense e América – MG.

Sao Paulo fechado

O Flamengo inicia o jogo tocando a bola e buscando espaços. O São Paulo marca para evitar que o rubro-negro imponha o ritmo. Aos 6 minutos, Arrascaeta cobra escanteio da direita, a zaga afasta e Gabigol pega de primeira jogando por cima do gol de Thiago Volpi..
Iniciando o jogo com três zagueiros, o São Paulo tem dificuldade em atacar. Aos 12, Gustavo Henrique cabeceia e Thiago Volpi defende. Mas a jogada foi anulada, pois o juiz marcou falta de ataque. O Flamengo troca passes e o São Paulo se defende tentando armar o contra-ataque.
Em um contra-ataque rápido, Igor Vinicius é lançado, divide com a zaga e é trombado por Isla. O juiz consulta o VAR e manda o jogo seguir. Gabigol e Bruno Henrique não conseguem se livrar da marcação da defesa do São Paulo e Gerson tenta ditar o ritmo no meio de campo. Aos 25, Felipe Luis arrisca de longe e chuta por cima do gol.

Gol de falta

Aos 30, Tchê Tchê tentou driblar na intermediária e perdeu para Arrascaeta. O uruguaio tenta progredir e é derrubado. Arrascaeta cobra na barreira e na sobra Everton Ribeiro chuta para fora. O Flamengo avança a marcação e aperta a saída de bola da defesa do São Paulo.
Aos 40, em cobrança de escanteio, Bruno cabeceia, Gabigol fecha pela direita e escora a bola para fora. Aos 47, Tchê Tchê tenta dominar na entrada da área e sofre falta de Éverton Ribeiro. Luciano cobra no lado esquerdo de Hugo, que falhou, e fez 1×0 para o São Paulo.

Segundo tempo

Em desvantagem, o Flamengo começa o segundo tempo apertando a defesa do São Paulo. Aos 2 minutos, Filipe Luís cruza da esquerda. Gabigol tenta uma bicicleta e joga pela linha de fundo. Aos 5, Arrascaeta cobra escanteio pela direita. Gustavo Henrique sobe e escora de cabeça e Bruno Henrique, também de cabeça, empata a partida.
O São Paulo busca o contra-ataque. Aos 10, Igor Vinicius cruza, mas Luciano no meio da zaga não consegue tocar na bola. Aos 13, Hugo Souza sai jogando errado, Daniel Alves recupera bola e toca para Pablo, que faz 2×1. O São Paulo cse fecha e dificulta as ações do Flamengo.
Aos 21, Rogério Ceni tirou Gabigol e colocou Pedro. Logo em sua primeira jogada, Pedro ganhou uma dividida e cruzou para Bruno Henrique cabecear à direita de Thiago Volpi para fora. O Flamengo não consegue chutar a gol porque a zaga do São Paulo marca bem. No ataque, o time paulista toca a bola. Aos 28, Ceni lança Matheuzinho e João Gomes nos lugares de Isla e Diego. Em Porto Alegre, o Internacional pressiona o Corinthians, mas o jogo continua 0x0.
O Flamengo continua tocando a bola sem objetividade e lançando bolas na área. Aos 42, Everton Ribeiro levanta na área e Arrascaeta, desequilibrado, cabeceia para fora. Filipe Luis toca para Bruno Henrique, que perde uma boa oportunidade.

Internacional perde gol no fim

Desorganizado, o Flamengo se lança ao ataque. Aos 48, Arrascaeta chuta de primeira para fora. Em Porto Alegre, Internacional e Corinthians continuam empatando em 0x0. O resultado dá o título ao Flamengo. Aos 51 o Internacional marca com Edenilson, mas é marcado impedimento. O jogo do Flamengo termina e o VAR confirma o impedimento de Edenilson.
No Morumbi, os jogadores do Flamengo acompanham o final do jogo no Morumbi pelos celulares. Em Porto Alegre, o goleiro Marcelo Lomba vai para a área em cobrança de escanteio. No bate-rebate, o zagueiro Lucas perde o gol e a chance de dar o título ao Internacional. Jogadores do Flamengo e o técnico Rogério Ceni comemoram o oitavo título brasileiro do Flamengo.

 

 *Clébio Luiz é jornalista

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.