Fiocruz promete entregar 6 milhões de doses por semana da vacina Oxford/Astrazeneca

março 17, 2021 /

A Fiocruz realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega de 500 mil doses da vacina de Oxford/Astrazeneca ao Ministério da Saúde. A previsão é que mais 580 mil sejam entregues neste fim de semana. Esse é o primeiro lote dos imunizantes produzidos em solo brasileiro a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado.

Segundo a FioCruz, a expectativa é que sejam entregues 3,8 milhões de doses até o fim de março, 3 mais 20 milhões em abril. Além disso, o diretor de de Bio-Manguinhos da Fiocruz, Mauricio Zuma, afirmou que a instituição prevê uma entrega semanal de cerca de 6 milhões de doses.

“O que está previsto são entregas semanais, algo em torno de 6 milhões de doses toda semana. E a gente deve seguir nesse ritmo até concluir as 100,4 milhões doses que estão previstas no contrato com a AstraZeneca, de encomenda tecnológica. A expectativa é de que as últimas doses desse contrato sejam entregues até o mês de julho deste ano”, detalhou em coletiva de imprensa.

Segundo a fiocruz, na última sexta-feira (12), uma segunda linha de produção entrou em operação permitindo, assim, o aumento da capacidade produtiva de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Com isso, a instituição pretende produzir mais de 20 milhões de doses do imunizante mensalmente.

Estado prorroga medidas restritivas para combate da covid-19

Em nota enviada à imprensa, o governador Cláudio Castro disse que irá prorrogar por mais uma semana as medidas para conter o avanço da Covid-19 no Estado do Rio.

“As determinações previstas no Decreto publicado na última sexta-feira (12) seguem valendo e têm como base dados técnicos apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde.

O governador reforça que acompanha diariamente os dados e faz um apelo à população para que cumpra as medidas do Decreto e fortaleça ações como distanciamento social e uso de máscaras”.

Aloma Carvalho