Nova Iguassu Online

Feriadão no Rio: eventos religiosos movimentam cidades do interior; Nova Iguaçu já se mobiliza para festa de São Jorge

Centro histórico de Paraty está recebendo milhares de pessoas neste feriadão.

Governo do Estado impulsiona o turismo nas 12 regiões turísticas com apoio a eventos culturais e religiosos durante o feriadão de abril

Uma rica programação cultural, religiosa e gastronômica promete movimentar os municípios do estado do Rio de Janeiro até 23 de abril, quando é celebrado o Dia de São Jorge. De festivais de música e culinária tradicionais às homenagens ao santo guerreiro, o estado se transformou em um verdadeiro palco de fé e celebração, atraindo turistas de diversas partes do Brasil.

Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio estimam que o interior do estado do Rio de Janeiro terá uma movimentação turística significativa, impulsionada pela combinação de três feriados consecutivos: Sexta-Feira Santa, Tiradentes (21/04) e São Jorge (23/04). Esse período, considerado o mais extenso dos últimos cinco anos, vai proporcionar até seis dias de folga, favorecendo viagens de curta distância e fortalecendo o chamado ‘turismo regional’.

Orla Brigitte Bardot, em Búzios.

As homenagens a São Jorge, em 23 de abril, também ganham força em diversas cidades. Maricá e Nova Friburgo realizam cavalgadas em honra ao santo. Na capital, as celebrações se concentram na Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, onde a Alvorada de São Jorge é marcada por uma intensa queima de fogos às 5h da manhã. O centro do Rio também recebe fiéis na Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, próxima ao Campo de Santana.

São Jorge tem festa em Nova Iguaçu

Os fiéis da Baixada vão invadir Nova Iguaçu para festejar São Jorge

Nova Iguaçu já está mobilizada para sua tradicional festa de São Jorge. As barraquinhas da Feira de Iguassú, localizadas na rua Getúlio Vargas, Centro, ao lado da igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, já começaram a ser montadas pela prefeitura para receber milhares de devotos do santo guerreiro. A primeira missa está marcada para às 5 horas de quarta-feira(23). O salão paroquial venederá o angú do guerreiro e bolinho de bacalhau. Monsehor Max de Jesus está divulgando a festa há meses.

Música, cultura e gastronomia no interior

Além das celebrações religiosas, a semana também é repleta de festivais culturais e gastronômicos que enriquecem o turismo no interior do estado. Em Arraial do Cabo, o Festival da Lula acontece até amanhã (20/04) combinando música e gastronomia local. Já Miguel Pereira recebe o animado Serra Beer até 23 de abril, com shows e variedade de cervejas artesanais.

Miguel Pereira tem festival de cerveja artesanal e gastronomia local.

Os amantes da música podem aproveitar o Festival de Choro de Lumiar, em Nova Friburgo, que começou ontem e vai até segunda-feira (21/04). Em Paraty, a programação inclui a 13ª Mostra Maré Cheia de Cinema (até 20/04) e o 17º Encontro de Ceramistas (até 21/04), promovendo arte e cultura popular.

Petrópolis sedia o Saloon BBQ, até 27 de abril, um festival voltado aos amantes do churrasco, enquanto Itatiaia promove o Festival do Chocolate até o dia 21. Para os apaixonados por esportes e animais, a 2ª Copa Macaense de Três Tambores, que termina amanhã (20/4) em Macaé, é um prato cheio. Vassouras oferece o festival Café, Cachaça e Chorinho, entre os dias 20 e 23 de abril, reunindo tradição e sabores da região.

Para os amantes do surfe, o Saquarema Surf Festival segue até amanhã, reunindo atletas e fãs do esporte nas praias da cidade considerada o ‘Maracanã do surfe’.

Sair da versão mobile