Faetec lança pós-graduação em Gestão Educacional Integrada

maio 29, 2018 /

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, lança pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional Integrada. A formação visa formar especialistas no âmbito da Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional, para atuarem em unidades de Educação Básica e Ensino Superior em todo o Brasil.

As inscrições são gratuitas e começam nesta teça-feira, dia 29. As aulas serão ministradas no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) por profissionais da instituição e convidados de outros segmentos e unidades da rede, altamente especializados e qualificados.

Para o presidente da Faetec, Miguel Badenes, trata-se de uma especialização que visa completar a formação de todos os licenciados, principalmente, em Pedagogia, cuja graduação não proporciona mais, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais em vigor, a habilitação em Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional.

– O curso reúne quatro formações específicas em uma única habilitação e orienta sua Matriz Curricular no sentido de que elas não se separarem. A partir de uma proposta pedagógica de pós-graduação de ponta na rede pública estadual, o programa será referência para todo o país em matéria de Gestão Educacional e tornará o egresso apto ao trabalho técnico-pedagógico em instituições de ensino – explicou.

As inscrições devem ser realizadas na secretaria da unidade onde o curso será oferecido. O processo de seleção para ingresso pode ser consultado no site www.faetec.rj.gov.br. A pós-graduação em Gestão Educacional Integrada terá a duração de um ano e meio.

Estrutura da especialização

A primeira etapa do curso consiste no Ciclo Básico, aliando as matérias consideradas de base para a compreensão e o desenvolvimento teórico-prático das atividades profissionais. No segundo e terceiro semestres, haverá o desdobrado dos temas no Ciclo Profissional, organizado de modo a abordar a especificidade da Administração, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional.

– Assim, não há possibilidade de se cursar qualquer disciplina do “Ciclo Profissional” sem que todo o Ciclo Básico tenha sido completado, do mesmo modo que não é possível cursar a disciplina de estágio sem que as disciplinas do segundo semestre tenham sido concluídas com aprovação – afirmou Artur de Morais.

Aloma Carvalho