Estúdio Escola de Animação tem 45 vagas e as inscrições gratuitas vão até domingo (30)

Fotos: Lucas Linhares

Curso gratuito de animação celebra 40% de ex-alunos no mercado de trabalho; últimos dias para se inscrever

Apaixonada pela animação e pelo poder de contar histórias, Anyke Louisy encontrou no Estúdio Escola de Animação a oportunidade que faltava para transformar seu talento em carreira. Hoje, a moradora de São Gonçalo é estagiária na Miríade Produção Animada e sente na prática o impacto do aprendizado:

– O método de ensino é direto e objetivo, exatamente o que a indústria procura. O Estúdio Escola não só aprimorou minhas habilidades, mas me mostrou como usá-las profissionalmente, dando a confiança que eu precisava para ingressar no mercado.

O Estúdio Escola de Animação, que já capacitou mais de 480 jovens, está com inscrições abertas para 45 vagas até o próximo dia 30. Com sete meses de duração, a formação acontece no Centro do Rio, é completamente gratuita e ainda oferece lanche e transporte nos dias das aulas. Para participar, é preciso ser morador do Rio ou Grande Rio e ter entre 16 a 24 anos. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar www.estudioescola.com.br/regulamento-eea-2025/.

Através da simulação de um estúdio profissional, os alunos aprendem enquanto produzem coletivamente um curta de animação 100% autoral no ToonBoom, software líder do mercado. Todo o processo de produção dos desenhos animados faz com que os participantes aprimorem suas técnicas de desenho, se apropriem das ferramentas tecnológicas do mercado, dialoguem com profissionais experientes e se tornem aptos a atuarem na área.

– Nosso compromisso vai além da formação: buscamos acolher esses jovens e fortalecer sua trajetória desde o primeiro contato com o projeto, promovendo inclusão produtiva e catalisando potencialidades criativas – destaca Paula Sued, diretora da Baluarte, uma das realizadoras do projeto: – Nos últimos anos, registramos um índice expressivo: 40% dos ex-alunos já estão empregados, alguns atuando até mesmo em estúdios internacionais.

Além das turmas de nível 1, o Estúdio Escola de Animação oferece turmas de nível 2 através de uma seleção interna para estudantes que se destaquem no nível 1. É o caso de Aldrey Mury, que fez o curso em 2023 e foi selecionado para voltar no ano seguinte:

– Foi diferente porque, no meio do nível 2, fui chamado para um estágio no Copa Studio. Então fiz ao mesmo tempo o curso e o estágio. Sinto muita gratidão, o Estúdio Escola foi um marco na minha formação. E agora sinto que é o momento de continuação, a consolidação do que realmente queria profissionalmente, inclusive entendendo melhor em que área da animação quero trabalhar.

Uma das maiores referências em animação no Brasil, Zé Brandão é diretor criativo do Estúdio Escola de Animação e sócio-diretor do Copa Studio, correalizador dessa iniciativa com a Baluarte. Para ele, o país ainda guarda muitos artistas que precisam ser revelados:

– O segmento de animação tem crescido muito no Brasil. E isso é fruto do investimento em novos talentos. Um curso como o Estúdio Escola de Animação fomenta o surgimento desse tipo de profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Estamos muito felizes em expandir o projeto, que este ano terá sua primeira edição no Espírito Santo, aumentando ainda mais a nossa possibilidade de descobrir novos talentos da animação.

Anderson Cruz se identificou tanto com o projeto que, desde 2022, é professor. Hoje, o ex-aluno ensina o que aprendeu e já vê seu conhecimento se espalhando pelo mercado.

– Ser chamado para dar aula no Estúdio Escola de Animação foi a realização de dois sonhos, porque queria trabalhar com animação e seguir os passos da minha mãe, professora. É emocionante quando a turma se reúne, ao fim de cada curso, para assistir em um cinema ao curta que produziu. Muitos ex-alunos me procuram para dizer que estão empregados, um dia ainda faremos vários projetos juntos – orgulha-se.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também