Estreia nesta terça-feira (16), espetáculo que celebra personalidade circense

março 16, 2021 /

Estreia nesta terça-feira (16), às 15h, no Coletivo Casa2Fundos, em Nilópolis, o espetáculo Will Will conta Benjamim de Oliveira. A apresentação também conta com a participação de um artista convidado, o palhaço Azeitona. O público poderá assistir gratuitamente pelo canal do Youtube do espetáculo. A temporada vai até o dia 30 de março e passará por mais seis cidades da Baixada Fluminense.

A peça faz uma homenagem ao grande artista e primeiro palhaço negro reconhecido nacionalmente, Benjamim de Oliveira, que nasceu escravizado, em 1870, sendo libertado pouco tempo depois e, apesar da enorme contribuição para a cultura brasileira, pouco é lembrado nos dias atuais.

Tendo como fio condutor a trajetória de Benjamim, a peça faz uma discussão racial sobre o Brasil de ontem e de hoje, a partir do protagonista e seu contemporâneo, palhaço Will Will, e de outras figuras negras.

A obra, que mistura teatro, música, números circenses e contação de história, bebe na fonte do Circo-Teatro, modalidade sistematizada e incentivada por Benjamim, e é fruto de uma pesquisa de três anos do ator, palhaço e conselheiro estadual de Cultura Wildson França sobre seu ancestral.

A direção é da gigante Tatiana Henrique e a preparação corporal de Reinaldo Junior. Kalebe Nascimento assina a direção musical e Gyselle Cruz e Maiana Santos, a produção. A realização é da empresa de espetáculos e eventos de Belford Roxo, Brigadeirinho Produções.

Este projeto foi contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc.

SERVIÇO

Espetáculo Will Will conta Benjamim de Oliveira

16/03 – 15h

Casa 2 Fundos – Nilópolis

17/03 – 18h

Casa de Cultura Ney Alberto – Nova Iguaçu

19/03 – 18h

Gomeia Galpão Criativo – Duque de Caxias

21/03 – 18h

Centro Cultural Donana – Belford Roxo

22/03 – 14h /18h

Centro Cultural Dom Helder Câmara

29/03 – 18h

Espaço Cultural Código – Japeri

30/03 – 12h

Casa Uivo – Paracambi

18h

CEU Planeta Futuro – Queimados

Aloma Carvalho