Esquema especial do trânsito no Centro de Nova Iguaçu a partir deste sábado com a interdição de viaduto João Musch só tem dois agentes trabalhando

fevereiro 17, 2018 /

 

 

 

 

A Prefeitura de Nova Iguaçu anunciou, a partir de hoje, um esquema especial de  trânsito no Centro devido à obra emergencial de recuperação estrutural no viaduto Padre João Musch, que permanece totalmente interditado para o tráfego de veículos e pedestres, mas quem já  passou agora cedo de carro ou mesmo a pé pelos acessos da Avenida Doutor Mário Guimarães e Via Light encontrou apenas dois agentes  de trânsito, um de cada lado, sendo parados a todo instante por motoristas sem informações visuais de opções de tráfego para atravessar os dois lados da cidade. Segundo a Prefeitura,  objetivo do esquema é criar condições favoráveis à circulação viária da região, prevenindo grandes transtornos à população. Pela Mário Guimarães, os transeuntes e motoristas tem no agente de trânsito Igor Belato a única referência para informações sobre como “atravessar para o outro lado”. Inexistem faixas ou placas orientando os motoristas e pedestres.

O grande teste do planejamento do novo trânsito dos dois lados da cidade sem a pista do principal  viaduto será nesta segunda-feira(19), primeiro dia útil de verdade depois do carnaval e das férias escolares, quando os pais de alunos dos colégios Equipe, Miguel Couto, Oficina do Fazer, Cepaem, Elite, João Musch e Chapeuzinho Vermelho levarão e buscarão seus filhos nos colégios. Espera-se que ate lá a  Prefeitura reforce o número de agentes de trânsito nas ruas do Centro e mande fazer placas ou faixas com informações que orientem os cidadãos.

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana informa que irá interditar as ruas General Rondon, trecho entre a Via Light, José de Assis Ferreira. O itinerário a ser respeitado pelos veículos que trafegam pela Rua José de Assis Ferreira será pelas ruas General Rondon, Morvan Figueiredo, Mário Fraga e pela Avenida Tancredo Neves.

Já o itinerário dos ônibus que trafegam pela Rua Paschoal Paladino será pelas ruas General Rondon, Raimundo Marques Belford, Aderbal da Fonseca e pela Avenida Tancredo Neves. Os coletivos que circulam pela Via Light, sentido bairro Comendador Soares, em direção ao Terminal Rodoviário, será pelo retorno antes do viaduto Dom Adriano Hipólito, também no Centro.

Segundo a Secretaria de Trânsito, foi estabelecido que a Rua Morvan Figueiredo ficará em sentido único de direção da Rua General Rondon para a Mário Fraga. A Rua Raimundo Marques Belford ficará em sentido único de direção da Rua General Rondon para a Rua Aderbal Fonseca. E a Rua Aderbal Fonseca ficará sentido único de direção da Rua Aderbal da Fonseca para a Avenida Tancredo Neves.

 

 



Recuperação estrutural

Inaugurado em 1968, o projeto do viaduto Padre João Musch, que é do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER), nunca passou por reforma e nem por manutenção.

A obra de recuperação estrutural consiste, segundo a secretária de Infraestrutura, Cleide Moreira, na estabilização dos muros de contenção, no reforço dos dentes de Geber (elementos de apoio na extremidade de vigas) e na instalação de elastômeros (borracha) nos apoios do viaduto que sofre deterioração por conta do tempo.

“Desde o ano passado, estávamos monitorando, junto com o DER, o viaduto. Por conta das chuvas do verão, os problemas acentuaram nos pontos mais críticos. Por isso, precisamos interditá-lo para executarmos o serviço com segurança”, conta Cleide.

Segundo a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, mais de mil veículos trafegam pelo viaduto Padre João Musch (que possui 415 metros de extensão), por hora e por sentido, em horário de pico. Deste número, cerca de 80 são ônibus e de 100 são caminhões.

Aloma Carvalho