Espetáculo teatral ‘Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade’, que reafirma a Luta Antirracista, chega ao Teatro Nova Iguaçu Petrobras neste domingo (18)

O espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país

No dia 18 de agosto (domingo), o ator Déo Garcez junto com Soraia Arnoni apresentam o espetáculo “Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade“. A apresentação, mais uma produção da MA Produções Artísticas, acontece às 19h, no Teatro Nova Iguaçu Petrobras. A peça conta a história do ex-escravizado, jornalista, poeta, e advogado Luiz Gama, reconhecido como Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. Ele foi uma figura central no abolicionismo brasileiro do século XIX, libertando mais de 500 pessoas do cativeiro ilegal. O espetáculo, há quase uma década em cartaz, destaca os escritos de Gama, suas defesas jurídicas em favor de pessoas escravizadas e seus poemas satíricos.

Os interessados em assistir a peça podem comprar os ingressos pelo site Ingresso Digital ou na bilheteria do teatro – a inteira está custando R$90,00 e a meia R$45,00. É possível pagar o valor da meia entrada através do Ingresso Solidário doando 1kg de alimento não perecível. Além de economizar na compra do ingresso, o público contribui para uma causa nobre, beneficiando diretamente aqueles que mais precisam na comunidade local.

Em comemoração ao Mês da Advocacia (agosto), os estudantes do curso de Direito das universidades Estácio De Sá e Unig, de Nova Iguaçu, e também da Unigranrio, de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, que assistirem a peça ganharão um certificado de 5 horas complementares. Basta apresentar o ingresso na universidade.

Luiz Gama é reconhecido como Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil – Foto: Reprodução

Luiz Gama (1830-1882) nasceu em Salvador (BA). Filho de um português com uma mulher negra liberta, foi vendido como escravo pelo próprio pai, quando tinha somente 10 anos. O baiano foi jornalista e escritor, participando de associações que buscavam o fim da escravidão no Brasil.

Ao defender negros escravizados, o abolicionista chegou a conseguir libertar mais de 500 pessoas. Em 2015, após 133 anos de sua morte, ganhou o título de advogado da OAB. “Liberdade, igualdade, respeito e reconhecimento são adventos essenciais para construir uma nação verdadeiramente democrática e livre. A OAB continuará engajada nesta luta”, destaca o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

A peça teatral convida o público a repensar nossa historiografia oficial, trazendo uma importante reflexão sobre a necessidade de luta diária pela igualdade de direitos, pela liberdade e justiça para todos, além de refletir sobre nossos preconceitos contemporâneos.

“O fato de estarmos de volta com espetáculo ‘Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade’, de minha autoria, no qual vivo o próprio Luiz Gama, o maior advogado de pessoas escravizadas no Brasil, me dá a certeza da eficácia deste trabalho e de sua real aceitação pelo público, ao longo de quase uma década de existência. Isto se deve ao verdadeiro compromisso e missão que tenho de recuperar a importância fundamental de Luiz Gama enquanto protagonista na luta pela libertação de pessoas escravizadas no Brasil, pela igualdade de direitos, justiça e dignidade humana. Personagem este que foi intencionalmente invisibilizado ao longo da nossa historiografia e dos nossos livros didáticos. Nesse sentido a peça tem uma função reparadora e educativa. Costumo dizer que ela é também um instrumento de luta antirracista, levando à reflexão de que essa luta permanece urgente e necessária”, afirma o ator Deo Garcez, de acordo com a Revista Ana Maria.

As temáticas abordadas no espetáculo vão de encontro às premissas do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme a Lei 10639/3.

Déo Garcez e Soraia Arnoni convidam os iguaçuanos a assistirem ao espetáculo:

O TNI Petrobras fica na rua Cel. Bernardino de Melo, 1081 – Caonze, Nova Iguaçu.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também