Escola Firjan SESI lança Novo Ensino Médio e abre mais de duas mil vagas em todo o estado

novembro 11, 2021 /

Jovens do estado do Rio, que estejam cursando ou tenham terminado o 9º do Ensino Fundamental, podem se candidatar ao processo seletivo de 2.320 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio da Firjan SESI com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI. As oportunidades estão distribuídas em 16 unidades, para aulas em turno integral em 2022. O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio e as inscrições devem ser realizadas através do mesmo, até às 18h do dia 15 de novembro.

Em sintonia com a nova legislação, o Novo Ensino Médio da Firjan SESI agrega à formação geral, ancorada na Base Nacional Comum Curricular, um itinerário de formação técnica em parceria com a Firjan SENAI, com diferentes possibilidades em cada escola. Além disso, os alunos irão complementar sua formação com 2 itinerários de área de conhecimento a serem escolhidos a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e o Itinerário Inovação, com opção de aulas de robótica para desenvolvimento científico, ou de arte/maker, com foco no desenvolvimento da criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica.

A perspectiva é aprofundar a utilização de metodologias ativas, a pesquisa, a tecnologia e os projetos a partir de desafios reais, e enfatizar cada vez mais o protagonismo dos alunos na realização de suas escolhas com base em seus projetos de vida, desejos e potenciais
No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos (alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade – confira detalhes no edital) e apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan SESI e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital).

Só na Região Metropolitana são ofertadas 1.440 oportunidades nas seguintes unidades: Benfica (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Jacarepaguá (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Laranjeiras (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Maracanã (228 vagas ampla concorrência e 12 vagas PCD); Tijuca (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Duque de Caxias (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Nova Iguaçu (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); e São Gonçalo (304 vagas ampla concorrência e 16 vagas PCD).

E, para o interior, serão destinadas 880 oportunidades, distribuídas entre as unidades de Barra do Piraí (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); Barra Mansa (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Resende (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Volta Redonda (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); Três Rios (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); Nova Friburgo (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); Petrópolis (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); e Macaé (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD).

Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, destaca que a proposta da instituição é investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico sustentável coerente com os desafios do século XXI. “A Escola Firjan SESI reforça sua proposta de formação integral, com o Novo Ensino Médio com itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI, agregando a perspectiva das Áreas de Conhecimento, da Criatividade e das Tecnologias, para preparar os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho, da inovação e da continuidade de estudos”.

O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2022. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Documentos necessários para a inscrição

• carteira de identidade e CPF;

• declaração de escolaridade ou da declaração de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental;

• autodeclaração de renda (exceto casos justificáveis – de acordo com o edital, que requerem, também documentação específica);

• comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital.

Cada documento anexado deve ter no máximo 1MB e ser de um dos formatos (pdf, bmp, jpeg ou jpg).

Os locais de prova serão divulgados (on-line) às 13h do dia 26 de novembro. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 4 de dezembro, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Aloma Carvalho