Em São João de Meriti Professor Josiel tem candidatura a prefeito indeferida por não estar filiado ao partido

Juíza negou recurso do candidato porque, de acordo com sistema da Justiça Eleitoral, ele estaria filiado ao PRD e não ao DC

A juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral, manteve o indeferimento da candidatura de Professor Josiel (DC) a prefeito de São João de Meriti. Ela rejeitou mais um recurso do candidato contra a sentença que indeferiu a candidatura por problema de filiação partidária.

Na decisão, a juíza alega que Professor Josiel, apesar de pretender concorrer pelo DC não teria se filiado ao partido no tempo hábil para as eleições deste ano. De acordo com o sistema FILIA, da Justiça Eleitoral, ele estaria filiado ao PRD desde abril de 2022. Advogados do candidato contestaram a informação alegando que a filiação ao PRD “se deu por erro material” do partido mas a juíza não acatou os argumentos. O recurso também teria sido apresentado fora do prazo legal.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer pelo indeferimento de registro, pelo fato do candidato não ter juntado documento obrigatório exigido comprovando a filiação partidária.

É a terceira vez que Professor Josiel disputa a Prefeitura de São João de Meriti. Em 2016 ele concorreu pela Rede e obteve 9,59% dos votos válidos. Em 2020 disputou pelo PSL e acabou em terceiro lugar com 14,17% dos votos válidos. Em 2018 ele foi eleito deputado federal na onda bolsonarista, com 34.274 votos. Em 2022 tentou se reeleger mas não conseguiu, tendo apenas 10.040 votos.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também