Nova Iguassu Online

Em Nova Iguaçu, Professora junta Psicologia e Arte com apresentação das Soltarinas para suas alunas(os) na Universidade Unigranrio ( vídeos !!!)

Os alunos de Psicologia aplaudiram a a iniciativa da Professora Paula Guidone e dançaram com as Soltarinas na sala de aula. Fotos e vídeos/Divulgação.

https://novaiguassuonline.com.br/wp-content/uploads/2025/05/video-da-Simone-Vianna-na-Unigranrio.mp4

As Soltarinas , mulheres que fazem aulas de dança com a professora e bailarina Simone Vianna, vivenciaram nesta semana uma experiência inédita na Universidade Unigranrio em Nova Iguaçu. A convite da professora universitária Paula Guidone, as Soltarinas falaram para os alunos das turmas de Psicologia sobre os benefícios da Dança Solta em suas vidas.

https://novaiguassuonline.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Soltarinas-cantam-Gonzaguinha.mp4

– Paula está lecionando a matéria PSICOLOGIA E ARTE e nos pediu para falarmos sobre a importância da arte na saúde mental. Ficamos muito entusiasmadas com a possibilidade de compartilharmos com os alunos de psicologia tudo de maravilhoso que sentimos e a transformação que a dança fez e faz em nossas vidas – comemora Simone Vianna.

Da esquerda para direita: Ana Lúcia, Regina, Ana Maria, as professoras Paula Guidone e Simone Vianna, Neuza e Marluce. Fotos: Divulgação das Soltarinas .

Os alunos tiveram acesso a um áudio do médico homeopata Dr. Geraldo, onde ele diz que as taxas hormonais da Soltarina Regina melhoraram significamente depois que ela começou com as aulas. Além da parte teórica , teve também a prática: as Soltarinas dançaram com os alunos ao som de Gonzaguinha com o clássico VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ.

“Foi um momento de interação regado de muita emoção.” – disse Simone.

https://novaiguassuonline.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Video-do-WhatsApp-de-2025-05-07-as-21.38.45_49fb4feb.mp4

A professora de dança contou que uma pesquisa feita pela UFRJ revelou que células do câncer de mama foram expostas em cultura, por 30 minutos, durante alguns dias, à QUINTA SINFONIA DE BEETHOVEN e o resultado foi que algumas células morreram e outras diminuíram de tamanho.

– Isso abre novas possibilidades de estudo. A arte está entre a ciência e Deus. A arte cura!!!!!!

Gratidão à Professora Paula e à Unigranrio por mais essa linda e rica oportunidade na vida das Soltarinas.

Professora Paula Guidone: a arte e a saúde mental

-A disciplina de Psicologia e Artes explora a interseção entre a criatividade artística e os processos psicológicos, estudando como a arte influencia e reflete a mente humana. Ela analisa a expressão artística como uma janela para a compreensão da psique, abordando temas como criatividade, inspiração e simbolismo. Essa disciplina é importante para os alunos de Psicologia, pois amplia a compreensão das dimensões emocionais e cognitivas envolvidas na produção e apreciação artística. Além disso, a arte é muitas vezes utilizada como ferramenta na busca da saúde mental e ajuda no processo de pessoas com ansiedade, depressão, entre outros. Trazer as Soltarinas na aula é um presente para meus alunos, pois é a possibilidade de vermos na prática tudo o que aprendemos na teoria ao longo desse semestre.

Sair da versão mobile