EM NOVA IGUAÇU, ALUNOS DO CEPAENI-OFICINA DO FAZER ENCERRAM A FEIRA DA LITERATURA/2018 AUTOGRAFANDO LIVROS QUE ESCREVERAM

novembro 29, 2018 /

 

 

Durante semanas, alunos e alunas do CEPAENI-Oficina do Fazer e da OFICINA DO FAZER EDUCAÇÃO INFANTIL  soltaram a imaginação para criar  personagens, costurar histórias, registrá-las   em textos  e ilustrações.

Cláudia Guidone e Colomba, tia e bisavó da escritora Isabela Guidone, autora do livro Myrella e o Reino de Elmindon

Tornaram-se autores de verdade com o lançamento de suas obras , acontecimento muito prestigiado  por suas famílias, no evento de autógrafos realizado nos dias 27 e 28 últimos, na Livraria Saraiva,em Nova Iguaçu.

Paula Guidone e seu marido Mário Jorge levaram os filhotes João Pedro e Joaquim para tietarem a filha -escritora Maria Clara, autora de O Sumiço dos Cachorros.

A Saraiva cedeu espaço e estrutura, agregando valor ainda mais especial a este momento pelo simbolismo literário  que traduz este ambiente.

A fila para autógrafos dos alunos do CEPAENI virou ponto de encontro dos pais e avós.

O advogado Márcio Amaral e esposa foram paparicar o filho Heitor, um menino muito inteligente.

Para a equipe do CEPAENI,  o evento fecha com chave de ouro a Feira de Literatura/2018,  cujo tema “ Toda família é igual, mas a minha é mais legal!” foi o mote para uma viagem pelos meandros da Literatura, com muita história pra  criar, pra contar e pra cantar,  com a voz, com as mãos com o corpo  todo, como nos ensina a autora e educadora Bia Bedran e o autor  e  educador Carlos Carvalho, participações, pra lá de especiais nesta aventura que embalou durante toda a semana sonhos e  fantasias.

 

Para a realização especificamente do projeto que transformou cada aluno e aluna em autores e escritores, o CEPAENI contou com a parceria e expertise do Projeto Estante Mágica, instituição cuja visão de educação, principalmente no que se refere  ao respeito e crença  no  protagonismo que  existe em cada criança, coincide com o pensamento e prática  do CEPAENI-Oficina do Fazer e OFICINA DO FAZER EDUCAÇÃO INFANTIL.

a garotada do CEPAENI se esbaldou de brincar na Saraiva antes dos autógrafos

 

Sobre o momento  do evento de autógrafos, a Estante Mágica comenta:

Esse é o início de um ciclo de vida dos nossos pequenos autores, uma sementinha que foi plantada e florescerá no futuro. Juntos, parentes e amigos se unem para prestigiar nossas estrelas literárias. E mais do que em fotos e vídeos, esse momento ficará eternizado nas memórias de todos.”  

Concordamos, até porque, conhecendo o potencial criativo de nossos pequenos, sabemos  que essa estrada é longa e que esses foram só os primeiros passos, dizem os coordenadores da FEIRA LITERÁRIA.

 

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.