Eleições 2018: Eleitor brasileiro tem candidatos para todas as ideologias e Haddad, Plano B do PT, é o Vice de Lula

agosto 5, 2018 /

Por  PAULO CEZAR PEREIRA

 

O eleitor brasileiro tem motivos de sobra para se queixar dos políticos em tempos de Lava-Jato, a força-tarefa que apura o maior escândalo da história da corrupção do País. Ele  só não pode reclamar é da falta de opção no cardápio que os 35 partidos políticos ou coligações estão lhe oferecendo nestas eleições para Presidente da República.

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que divide com o deputado Jair Bolsonaro a tendência de votos nas pesquisas para Presidente da República, continua atrás das grades por crime de corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá. Condenado em segunda instância pelo juiz Sérgio Moro, Lula está enquadrado na Lei da Ficha-Limpa e por isso não pode ser candidato, conforme já anunciou na semana passada o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux.

No entanto, o PT registrou a candidatura de Lula na Convenção realizada pelo partido no sábado (4) e e no final da noite de ontem (5) a Executiva Nacional recebeu uma carta assinada  pelo ex-presidente indicando Fernando Hadad, ex-prefeito de prefeito São Paulo, como candidato a Vice. Como Lula não poderá ser candidato por questões jurídicas, tudo indica que Hadad será o candidato do PT à Presidência da República mais adiante. A deputada estadual Manuela D’Ávila , do Partido Comunista do Brasil ( PC do B), já foi convidada para ser a candidata a Vice numa aliança com o PT.

Terminou hoje (05/08) o período de convenções partidárias. Tem candidatos para todos os espectros ideológicos . O centro tem o tucano  Geraldo Alckmin ( sua Vice é a Senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul), a mulher da floresta e dos povos indígenas Marina Silva está de volta à  disputa presidencial pela Rede Sustentabilidade, e seu vice é o ex-Senador Eduardo Jorge.

 Carioca, o novato empresário João Amoêdo ( Partido Novo) escolheu para Vice o professsor universitário Christian Lohbauer, de 51 anos. Também tem Jair Bolsonaro (PSL), deputado de sete mandatos, o  postulante que mais se identifica com a direita e com a extrema direta. Definido hoje (05/08), seu Vice é o General da reserva Hamilton Mourão, do PRTB.

Com esta decisão, Levy Félix não é mais candidato à Presidência da República , vai apoiar Bolsonaro.E tem, à esquerda, Ciro Gomes( sua Vice será a Senadora Kátia Abreu, filiada do PDT de Tocantins), o fantasma Lula e a comunista Manuela D’Ávila. E ainda, um pouco mais à esquerda,   Guilherme Boulos, do Psol ( sua Vice é a ativista indígena Sônia Guajajara, também do PSol) e Vera Lúcia, do PSTU, que terá como Vice a pedagoga Suelene  Balduino Nascimento. E ainda tem o Cabo Daciolo ( Patriotas), o deputado da Teocracia. Seu Vice é o pastor  Elvio Costa.

É a primeira vez, desde 1989, que as eleições para o mais importante cargo da República terá 14 postulantes a disputá-lo democraticamente. E o que é melhor, evidentemente para os candidatos: quem vai pagar os custos da campanha serão os contribuintes, através do Fundo Partidário, criado pelo Congresso Nacional depois que tornou-se oficial o que muita gente já sabia, ou seja: as grandes empresas trocavam seus interesses por ajuda ( $) na campanha.

São muitas as coligações costuradas nos dias que antecederam os eventos partidários. Alckmin, o tucano que comandou por quatro mandatos o poderoso estado de São Paulo, ganhou um latifúndio no horário eleitoral depois de conquistar o apoio dos partidos que formaram o Centrão da base de Dilma de Lula, Dilma e de Temer no Congresso. De uma só vez, Alckmin virou o candidato dos Democratas (DEM), do Partido Popular Socialista ( PPS), do Partido Popular  Progressista(PP),do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do Partido da República (PR),  do Partido da República Brasileira ( PRB), entre outros, e com isto quase metade dos 12 minutos na TV.

O candidato do governo Michel Temer será o economista Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda de Lula, Dilma e de Temer.Rico, já comunicou ao partido, o MDB, que tem dinheiro para bancar os custos de sua campanha. A turma do MDB gostou, mas só vai pedir votos para Meirelles se ele crescer nas pesquisas de agora em diante ( ainda não passou de 1% nas sondagens feitas até aqui por diversos institutos de pesquisa). Meirelles anunciou hoje a escolha de seu Vice, o ex-governador Germano Rigoto, do MDB do Rio Grande do Sul.

O Senador Álvaro Dias será o candidato do Podemos, pela qual terá 40 segundos por dia na TV. Ele sempre teve bom desempenho eleitoral no Sul do País e pautou seus mandatos pelo discurso contra a corrupção.  Seu Vice é o economista Paulo Rabelo de Castro, do PSC.

O PDT criado pelo trabalhista Leonel Brizola fez de Ciro Gomes seu candidato a Presidente nestas eleições. Ciro nunca foi citado na Lava-Jato, mas o ambiente político o chama de temperamental. Responde há dezenas de processos na Justiça, quase todos por injúria, calúnia e difamação, nenhum deles por malfeitos, embora já tenha sido já tenha sido prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador e ministro da Fazenda. Ciro e Marina Silva disputam o terceiro lugar nas pesquisas na pré campanha, atrás de Lula e de Bolsonaro.

Nas eleições deste ano, ainda tem o simpático  José Maria Eymael (PDC).

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.