O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou a gratuidade nos transportes públicos municipais durante o dia da eleição, conforme publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (4). A medida será válida tanto no 1º turno, marcado para 6 de outubro, quanto no 2º turno, se houver, no dia 27.
Durante esses dias, os eleitores poderão utilizar gratuitamente ônibus, BRT e VLT entre 6h e 20h, garantindo acesso aos locais de votação e o retorno para casa.
Para atender à demanda esperada, as empresas de ônibus devem operar com 100% da frota em funcionamento. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) espera que a gratuidade também seja adotada em outros municípios do estado e em transportes geridos pelo governo estadual, como trens e barcas.
A medida está em conformidade com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2022, que determinou a gratuidade dos transportes públicos nos dias de eleição em 2024, após uma solicitação do Partido Rede Sustentabilidade. A decisão visa evitar a desigualdade observada em eleições anteriores, quando apenas algumas cidades ofereceram o benefício.
Com informações do g1