Duque de Caxias fará parceria com o Ministério da Cultura

dezembro 24, 2017 /

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, recebeu a visita do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e do deputado federal Áureo, nesta sexta-feira (22/12). O objetivo do encontro foi apresentar os equipamentos públicos da cidade e firmar parcerias com o Ministério da Cultura para o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à cultura no município.

Para o prefeito Washington Reis, essa foi uma grande oportunidade para o município de Duque de Caxias. “Recebemos hoje a visita do ministro Sérgio Sá Leitão em nossa cidade. O objetivo da visita é buscar recursos para a área da cultura e estamos felizes porque ele nos acenou de forma muito positiva. A expectativa é de que esse encontro resulte em importantes parcerias para Duque de Caxias”, ressaltou o prefeito.

A agenda contou com uma recepção na Biblioteca Leonel de Moura Brizola com músicos da Orquestra Sinfônica da Baixada, seguida por uma visita guiada ao Teatro Raul Cortez, apresentação do Projeto Luar, e à Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, onde o ministro assistiu às apresentações de dança, jongo, capoeira, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, corte mirim do carnaval, Pimpollhos e a Bateria Invocada da Grande Rio.

“Duque de Caxias pode contar comigo, com todo o meu apoio e empenho. Vamos viabilizar recursos que contribuam com o desenvolvimento de projetos e iniciativas culturais significativas no município. Nós estamos muito empenhados em buscar recursos. Já aprovamos uma série de projetos ligados ao carnaval e a outras manifestações culturais, através da Lei Rouanet, e estamos buscando recursos com parcerias público privadas”, destacou o ministro Sérgio Sá Leitão.

Para a secretária municipal de Cultura, Danielle Marques, “a visita demonstra a importância de Duque de Caxias para o Brasil e do Teatro Raul Cortez para o nosso município e para toda a Baixada. O teatro necessita de uma grande reforma. As cadeiras estão quebradas, temos problemas no ar condicionado, enfrentamos dificuldades também na acústica e nas cortinas. A caixa cênica tem que ser refeita. Enfim, são muitos problemas que precisam ser resolvidos para que nós possamos garantir a continuidade da oferta de cultura para nossa população”, destacou.

“Trouxe o ministro para conhecer a nossa cidade. Falamos sobre a importância de investir recursos na manutenção dos equipamentos públicos de cultura do nosso município, especialmente porque atendemos não só aos moradores de Duque de Caxias mas de toda a Baixada Fluminense e do Grande Rio. O ministro ficou sensibilizado e certamente irá nos ajudar muito”, destacou o deputado federal Áureo.

Jéssica Antunes