Nova Iguassu Online

Dudu Reina promete alternativas para redução de danos causados por temporais em Nova Iguaçu; Aluísio Gama faz campanha em 11 bairros

Dudu pediu votos neste domingo ( 22) na região de Austin. Foto: divulgação.


Candidato a prefeito de Nova Iguaçu vai mapear áreas de risco da cidade e captar recursos junto ao Estado e a União para mitigar efeitos da chuva

A menos de três meses do verão, que tem início em 21 de dezembro, municípios já começam a se preparar para os temporais típicos da estação mais quente do ano. Ciente da importância em buscar alternativas que possibilitem amenizar os danos causados pela mudança climática, Dudu Reina candidato pelo PP e mais dez partidos a prefeito de Nova Iguaçu, quer elaborar o Plano Municipal de Redução de Riscos. O objetivo é mapear áreas de risco no município e captar recursos federais e estaduais para as intervenções.

Apesar do grande investimento realizado pelo atual prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa (PP) _ apoiador de Dudu Reina à sucessão _, em importantes obras de infraestrutura, como a canalização de um trecho do Rio Botas, um dos mais importantes da cidade, as fortes chuvas ainda são um problema e causam alagamentos em diversos bairros, especialmente aqueles que são cortados ou ficam próximos ao Botas. Em outros mais distantes, como Austin, local onde Reina fez carreata neste domingo (22), o risco é o deslizamento de encostas.

“Como prefeito, irei atuar junto às esferas federal e estadual para a execução das obras do Projeto Iguaçu, realizadas com recursos do PAC. Além disso, vamos implementar projetos de macrodrenagem e criar um cinturão verde nas encostas dos morros”, revela Dudu Reina.

Os projetos de macrodrenagem consistem na implantação de dispositivos de retardo (piscinões) em locais estratégicos para que possam receber grande volume de água, evitando enchentes. Já o cinturão verde nas encostas irá aumentar a absorção de água do solo e reduzir sua velocidade de descida dos morros, além de reter sólidos que descem das encostas, prevenindo deslizamentos.

Em casos de temporais, a Secretaria Municipal de Defesa Civil é imediatamente acionada e fica de prontidão para entrar em ação em casos de necessidade. O órgão possui um canal de comunicação por SMS com avisos das condições climáticas que conta, atualmente, com mais de 68 mil pessoas cadastradas para receber as mensagens. Para alcançar ainda mais iguaçuanos, Dudu Reina deseja implementar um novo sistema de alerta diretamente no celular. Além disso, o candidato promete criar bases avançadas da Defesa Civil e investir na aquisição de novos veículos para o setor.

“A Defesa Civil de Nova Iguaçu faz um grande trabalho de prevenção junto às comunidades, oferecendo à população pontos de apoio e abrigos quando há necessidade em função de temporais. Nós iremos ampliar o sistema de monitoramento, com a instalação de pluviômetros, estação meteorológica e medidores de nível dos rios, o que possibilitará o acompanhamento mais preciso e atualizado da situação climática enfrentada pelo município”, explica Dudu Reina.

Aluísio Gama fez caminhadas em 11 bairros

da esquerda para direita na fot6o\; , Luiz Novaes, presidente do PSB em Nova Iguaçu, Alexandre Novaes e Aluísio Gama numa carreta no KM 32.

A construção de creches para atender todas mães e pais de alunos das escolas municipais de Nova Iguaçu, foi a proposta mais anunciada pelo candidato a prefeito Aluísio Gama (PSB) em suas caminhadas durante a semana. Acompanhado do seu vice da chapa, Alexandre Novaes, Aluísio Gama gastou sola de sapato em 11 bairros de Nova Iguaçu no decorrer da semana.

Ele caminhou por Miguel Couto, Santa Rita, Adrianópolis, Marapicu, KM 32, Carmari, Bairro da Luz, Marco 2, Jardim Alvorada, Palhada e Cabuçu, dentro outros, além de fazer panfletagem nas estações de Nova Iguaçu, Austin e Comendador Soares. Falou muito sobre seus projetos de construir o Batalhão da PM, do fim da fila para idosos e grávidas nas unidades de saúde, da construção dos hospitais da Mulher, da Criança e do hospital veterinário.

Animado com a receptividade da população sobre as suas propostas, ele chegou a dizer nas caminhadas que no seu governo, a maioria do secretariado seria composto por mulheres. ” Se a população está gostando é porque eu estou no caminho certo”, comentou.

Depois de encarrar as caminhadas neste domingo (22), Aluísio Gama participou de dois podcast em Nova Iguaçu. A noite, em seu apartamento em Nova Iguaçu, recebeu aliados de partidos, insatisfeitos com seus candidatos a prefeito.

Sair da versão mobile