O prefeito Dudu Reina se reuniu, nesta sexta-feira (3), com os secretários municipais para discutir as ações do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLACON). O encontro teve como foco as medidas a serem adotadas para minimizar os impactos das chuvas e ventanias, fenômenos comuns nesta época do ano.
Em fevereiro do ano passado, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu (RJ) decretou Situação de Emergência pelas fortes chuvas da noite do dia 21.Naquela noite o órgão registrou 173 ocorrências, com 145 pontos de alagamento e inundação, 90 pessoas desalojadas, 15 desabrigados, desabamento de quatro imóveis, 12 deslizamentos de barreira, seis casas interditadas e três mortes, além do desaparecimento de uma mulher que caiu no Rio Botas.
Prevenção com o novo governo
O plano, que está em execução desde o dia 21 de dezembro, inclui ações como o mapeamento e monitoramento das áreas de risco, a criação de abrigos temporários, campanhas educativas sobre situações de emergência e a manutenção de bueiros, canais e rios. Nesta edição, o Plano Verão contará com três novidades: reforço da nova Guarda Municipal, treinada para situações de emergência; convênio com a Prefeitura de Niterói para acesso a dados do radar climático; e parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que disponibilizará informações de cinco estações meteorológicas na região.
“O objetivo é adotar medidas preventivas e garantir uma resposta rápida para proteger a população e reduzir os impactos das chuvas e ventanias. Esta reunião foi importante para alinhar as ações e assegurar que todas as áreas da prefeitura estejam preparadas para atuar de forma coordenada”, afirmou o prefeito Dudu Reina.